O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA EM RELAÇÃO COM O PODER DISCIPLINAR: APONTES DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

Autores/as

  • Tales Macêdo da Silva Universidade Federal do Ceará
  • José Gabriel Rolim Freitas Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v11i21.1949

Palabras clave:

Disciplina, Educação, Filosofia, Poder

Resumen

O presente artigo tem como ponto central analisar, com base nos trabalhos de Michel Foucault, a respeito do Poder Disciplinar em sua atuação na área educacional, especificamente, no Ensino de Filosofia, cujo objetivo é especular sobre o referido poder, presente nas instituições de ensino. Para tratar dessa questão, que envolve o Poder Disciplinador no desenvolvimento no Ensino de Filosofia, será utilizada a metodologia da pesquisa direta bibliográfica. Nossa trabalho será desenvolvido em dois momento singulares (i) a ideia geral sobre o poder no filósofo Michel Foucault e, posteriormente, (ii) pensar o desenvolvimento do Poder Disciplinar em relação com a Educação e, consequentemente, o Ensino de Filosofia. Esse caminho acredita-se que chegará a uma compreensão do Poder Disciplinar dentro do Ensino de Filosofia, trazendo elementos e questões que contribuam na construção do sujeito pensante, seja em sua vida individual ou uma vida social, e que esse indivíduo possa transformar a sociedade.

 

Biografía del autor/a

Tales Macêdo da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC na linha de pesquisa Filosofia da Linguagem e do Conhecimento. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE na linha de pesquisa Hermenêutica e Fenomenologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Professor de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e membro (participante) da SOBRESKI (Sociedade Brasileira de Estudos sobre Kierkegaard).

José Gabriel Rolim Freitas, Universidade Católica de Pernambuco

Graduado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e especializando em Formação Docente para EAD pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Citas

BARTOLOMÉ RUIZ, Castor Mari Martin. EL Poder de Lós Desposeidos. Madri: Nueva Utopia. 2000.

DELEUZE, Gilles. Foucault. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2005. Tradução Claudia Sant'Anna Martins.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: edições Graal, 1979.

__________. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 1975.

MACHADO, Roberto. “Por uma Genealogia do Poder”. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

MATOS, Junot Cornélio. Educação e Filosofia: por um diálogo interdisciplinar. In: MATOS, Junot Cornélio. Dialogação: Filosofia da Educação. Curitiba: Editora Crv, 2015. p. 11-26.

Publicado

2021-05-17

Cómo citar

Macêdo da Silva, T. ., & Rolim Freitas, J. G. . (2021). O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA EM RELAÇÃO COM O PODER DISCIPLINAR: APONTES DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. Cadernos Do PET Filosofia, 11(21), 09–16. https://doi.org/10.26694/pet.v11i21.1949

Número

Sección

ARTIGOS/ VARIA

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.