O movimento do homem para a comunhão escatológica de Deus em António Quadros

Autores/as

  • Samuel Dimas Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol15i35.5318

Palabras clave:

Antropologia, Metafísica, Teleologia, escatologia

Resumen

O filósofo português António Quadros, assumindo-se como um pensador livre, procura estabelecer um diálogo entre filosofia, teologia, ciência e espiritualidade religiosa, sem abdicar do seu vínculo institucional à Igreja Católica. Identifica a manifestação de Deus na realidade sensível do Cosmos e na realidade espiritual da criação cultural, concebendo um movimento teleológico de toda a existência para uma plenitude escatológica de fraterna harmonia e imortal convivência. Desenvolve uma metafísica que pretende explicar racionalmente a relação entre a infinita iniciativa divina e o dinamismo mundano finito e condicionado pela morte e pelo mal, ou seja, a relação entre a eternidade necessária e a temporalidade contingente. Procuraremos apresentar neste estudo de que maneira o autor concebe o movimento teleológico da providência divina no contexto de uma mundividência contemporânea que reconhece a autonomia das leis naturais e das decisões livres no desenvolvimento histórico do mundo.

 

Biografía del autor/a

Samuel Dimas, Universidade Católica Portuguesa

Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa desde 2015. Membro da Direção do Centro de Estudos de Filosofia e membro da Direção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

Obteve o grau de doutor em Filosofia no ano de 2011 com uma tese intitulada «A Teoria metafísica da Experiência em Leonardo Coimbra: Estudo sobre a razão mistérica e a redenção integral» e tem-se dedicado à investigação e promoção do Pensamento Lusófono e do Pensamento Ibero-americano.

Atualmente é coordenador dos projetos «Redenção e Escatologia no Pensamento Português» e «A Estética no Pensamento Português» pertencentes à linha de investigação «Cultura e Religião». Tem orientado os seus interesses para a Antropologia Filosófica, Ontologia, Filosofia Contemporânea, Filosofia da Religião, Teologia Filosófica, Filosofia da Cultura e a Filosofia da Arte. É autor de várias publicações sobre Antropologia Filosófica, Teologia Filosófica, Estética e Filosofia Ibérica.

Citas

CORETH, E., O que é o homem? Elementos para uma antropologia filosófica. Lisboa: Editorial Verbo, 1988.

FERRO, Mafalda; MARTINS, Pedro; LOPO, Rui (coordenação). Espistolário e Estudos Complementares António Quadros e António Telmo. Leiria: Fundação António Quadros, 2015.

ORTEGA Y GASSET, José, «Vitalidad, alma, espírito». In Obras Completas, tomo II. Madrid: Taurus, 2004.

PEREIRA DA COSTA, Dalila. Os Instantes nas Estações da Vida. Porto: Lello Editores, 1999.

PEREIRA DA COSTA, Dalila. «Saudade, unidade perdida, unidade reencontrada». In: PEREIRA DA COSTA, Dalila; PINHARANDA GOMES (ed.). Introdução à Saudade – Antologia Teórica e Aproximação Crítica. Porto: Lello & Irmão Editores, 1976.

PEREIRA DA COSTA, Dalila. Correspondência para António Quadros (DPC-AQ545).

QUADROS, António. Memórias das origens, saudade do futuro, valores, mitos, arquétipos, ideias. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1992.

QUADROS, António. O Movimento do Homem. Lisboa: Sociedade de Expansão Cultural, 1963.

QUADROS, António; TELMO, António. Epistolário e estudos complementares. Rio Maior: Fundação António Quadros, 2015.

QUADROS, António. Estruturas simbólicas do imaginário na literatura portuguesa. Lisboa: Átrio, 1992.

QUADROS, António. Portugal, Razão e Mistério. Rio Maior: Alma dos Livros, 2020.

QUADROS, António. Memória das origens, saudades do futuro – valores, mitos, arquétipos, ideias. Mem Martins: Europa América, 1992.

RIBEIRO, Álvaro. A Razão Animada. Lisboa: Livraria Bertrand, 1957.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

DIMAS, Samuel. O movimento do homem para a comunhão escatológica de Deus em António Quadros. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 12–19, 2024. DOI: 10.26694/pensando.vol15i35.5318. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/5318. Acesso em: 4 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.