ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE FRIEDRICH NIETZSCHE E VILÉM FLUSSER

Autores/as

  • Debora Pazetto Ferreira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3365

Palabras clave:

educação, arte, filosofia, ensino, cultura

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre arte, filosofia, cultura e educação balizada pelos pensamentos de Friedrich Nietzsche e Vilém Flusser. Avesso à erudição acadêmica e profissionalizante, o jovem professor Nietzsche criticava a cultura histórica que segregou o pensamento e a maneira de viver. A essa tendência, o autor opunha uma educação artística, ou seja, uma formação para o pensamento livre e para a criatividade. Este conceito é basilar no pensamento de Flusser e deve ser entendido em consonância com o termo grego poiesis, isto é, instauração de elementos novos na realidade, passagem do não-ser ao ser, abertura de novos caminhos. Trata-se de uma caracterização complexa e extremamente inspiradora para uma reflexão sobre processos educativos que valorizam aquilo que ambos os autores consideram ser o mais próprio do homem: a capacidade de criar.

Citas

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Publicado

2016-04-25

Cómo citar

PAZETTO FERREIRA , Debora. ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE FRIEDRICH NIETZSCHE E VILÉM FLUSSER. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 110–123, 2016. DOI: 10.26694/pensando.v6i12.3365. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3296. Acesso em: 23 nov. 2024.

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