Regards croisés sur le concept de causalité

Autores

  • Rudy Kohwer Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade https://orcid.org/0000-0001-5059-7229
  • Edvania Gomes da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i31.4260

Palavras-chave:

Idealismo kantiano, Materialismo humeano, Relação de causalidade

Resumo

Neste trabalho, partimos da descrição e da explicação, do ponto de vista teórico e prático, dos vínculos entre ambos os princípios da causalidade, o que nos permitiu relacionar dois lugares teóricos que são: o subjetivismo do ceticismo filosófico de Hume (1739), nascido da relação com associacionismo inglês; e o objetivismo ou a liberdade da vontade, nascido do idealismo transcendental de Kant (1888), como objeção às concepções materialistas do primeiro filósofo acima mencionado. Entre condições determinadas empiricamente, de acordo com as leis da natureza, e racionalmente, segundo a lei moral, que especula a razão como pura prática, o objeto desta pesquisa diz respeito, portanto, ao determinismo subjetivo e realista. Para tanto, perguntamos se a genealogia relativa à causalidade tende em considerar mais favoravelmente a experiência ou a razão? Nessa perspectiva, o desenvolvimento da problemática deste trabalho diz respeito à dinâmica, considerada uma função da consciência e colocada no cerne teórico de Bergson (1965), no que se refere à percepção externa, e de Brentano (2008), no que diz respeito à percepção interna.

Biografia do Autor

Rudy Kohwer, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade

1) Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Ano previsto de conclusão: 2024; 2) Mestre em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal da Grande Dourados, com bolsa da CAPES - Dia, mês e ano de conclusão: 25 de março de 2019. 3) Título de Licenciatura em Letras português/inglês, pela Universidade Federal da Grande Dourados - Mês e ano concluído: fevereiro de 2017. 4) Professor de francês como língua estrangeira, com cinco anos de experiência: dois anos como bolsista na Universidade Federal da Grande Dourados (2017-2018) e três anos contratado na escola de idiomas YAZIGI (2014-2016). Aquisição de habilidades em ensino-aprendizagem de idiomas estrangeiros. 5) Estagiário administrativo na Universidade federal da Grande Dourados, com período de dois anos (2015-2016) e nos seguintes setores: reitoria, extensão gestão cultural e relações internacionais). 6) Estagiário professor de português e de inglês no Ensino Fundamental e Médio, rede pública (2016-2017) do estado. 7) Bolsista da Iniciação Científica (PIBIC), para a tradução: produção de um trabalho sobre plurilinguismo e multiculturalismo (2014-2015). 8) Pesquisador associado (ano 2021 e ano 2022) no Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), na seguinte linha de pesquisa: Linguística, Literatura, Artes e Culturas Latino-Americano.

Edvania Gomes da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Doutorado em Linguística (2006) e Mestrado em Lingüística (2004) pela mesma instituição e Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Durante a Graduação, foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Atualmente, é Professora Titular/Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (CAPES / UESB) e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (CAPES / UESB). Atua na área de Linguística, área de concentração em Análise de Discurso, com ênfase nos seguintes temas: discurso religioso; polêmica discursiva e interdiscurso; aforização. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

BERGSON, Henri. Matière et mémoire : Essai sur la relation du corps à l’esprit. 7. ed. Paris : Presses Universitaires de France, 1965.

BRENTANO, Franz Clemens. Psychologie du point de vue empirique. Trad. Maurice de Gandillac. Paris : VRIN, 2008.

BUNGE, Carlos Octavio. Principes de psychologie individuelle et sociale. Trad. Auguste Dietrich. Paris : Librairie Félix Alcan, 1903.

HUME, David. Traité de la nature humaine, Livre I : De l’entendement. Trad. Philippe Folliot. London : John Noon, 1739.

KANT, Emmanuel. Critique de la raison pratique. Trad. François Picavet. Paris : Librairie Félix Alcan, 1888.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. La généalogie de la Morale. 3. éd. Trad. Henri Albert. Paris : Société du Mercure de France, 1900.

SOLLIER, Paul. Essai critique et théorique sur l’association en psychologie. Paris : Librairie Félix Alcan, 1907.

STUART MILL, John. La philosophie de Hamilton. Trad. Émile Cazelles. Paris : Germer Baillière, 1869.

Publicado

2023-05-06

Como Citar

KOHWER, R.; GOMES DA SILVA, E. . Regards croisés sur le concept de causalité. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 80-91, 2023. DOI: 10.26694/pensando.vol14i31.4260. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4260. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS/VARIA