ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE FRIEDRICH NIETZSCHE E VILÉM FLUSSER

Authors

  • Debora Pazetto Ferreira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3365

Keywords:

educação, arte, filosofia, ensino, cultura

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão sobre arte, filosofia, cultura e educação balizada pelos pensamentos de Friedrich Nietzsche e Vilém Flusser. Avesso à erudição acadêmica e profissionalizante, o jovem professor Nietzsche criticava a cultura histórica que segregou o pensamento e a maneira de viver. A essa tendência, o autor opunha uma educação artística, ou seja, uma formação para o pensamento livre e para a criatividade. Este conceito é basilar no pensamento de Flusser e deve ser entendido em consonância com o termo grego poiesis, isto é, instauração de elementos novos na realidade, passagem do não-ser ao ser, abertura de novos caminhos. Trata-se de uma caracterização complexa e extremamente inspiradora para uma reflexão sobre processos educativos que valorizam aquilo que ambos os autores consideram ser o mais próprio do homem: a capacidade de criar.

References

DIAS, Rosa. Cultura e educação no pensamento de Nietzsche. Impulso, n. 28. pp. 35-42. Disponível em: <http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp28art03.pdf>. Acesso em: março, 2015.

__________. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 2003.

FLUSSER, Vilém. Língua e Realidade. Terceira edição. São Paulo: Annablume, 2007.

_______________. A arte como Embriaguez. Publicado originalmente em FSP, 06.12.1981, folhetim (255).

_______________. Pós-História - vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Annablume, 2011.

_______________. A história do diabo. São Paulo: Annablume, 2008.

FLUSSER, Vilém; BEC, Louis. Vampyrotheutis Infernalis. São Paulo: Annablume, 2011.

HEIDEGGER, M. Nietzsche. Trad.: Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

KRISTELLER, P.O., “The Modern System of the Arts: A Study in the History of Aesthetics Part I”. Journal of the History of Ideas, Vol. 12, No. 4 (Oct, 1951), pp. 496-527.

NIETZSCHE, Friedrich. Considerações extemporâneas III: Schopenhauer como Educador. Trad. Adriana Maria Saura Vaz. Campinas: FE; Unicamp, 1999.

____________________. Escritos sobre educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 5. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Ed. Loyola, 2011.

____________________. Crepúsculo dos Ídolos ou como filosofar a marteladas. Tradução de Carlos Antonio Braga. São Paulo: Escala, 2005.

____________________. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

____________________. Obras incompletas. vol. II. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

Published

2016-04-25

How to Cite

PAZETTO FERREIRA , Debora. ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE FRIEDRICH NIETZSCHE E VILÉM FLUSSER. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 110–123, 2016. DOI: 10.26694/pensando.v6i12.3365. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3296. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.