Fundamentos teóricos do Neoliberalismo:

algumas notas desde Foucault, Dardot e Laval

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i33.4529

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Subjetivação, Biopolítica, Razão do mundo

Resumo

A guinada antidemocrática produzida pelo neoliberalismo é, sem dúvida, um sinal dos nossos tempos. Mas aqui pretendemos mostrar que estudá-la como consequência lógica de uma nova racionalidade política resulta na pintura de um quadro apocalíptico total (1) para a democracia, (2) para a política e (3) para o sujeito. Se pudéssemos continuar a pensar o neoliberalismo como uma ideologia, cujo campo de forças funcionaria com mecanismos muito bem definidos, mas não se constitui como uma transformação radical dos modos de dominação política, seria possível compreendermos a desdemocratização que caracteriza nosso tempo no quadro em que se entende atualmente pensadores inscritos na tradição marxista, i.e., como um novo capítulo na tensão histórica entre capitalismo e democracia. Pretendemos, no presente texto, reconstruir a noção de racionalidade, em Foucault, tal como começou a aparecer Em defesa da sociedade e a forma como essa noção está definitivamente associada ao neoliberalismo em O nascimento da biopolítica, com vistas a especificar a maneira pela qual sua novidade é ali articulada. Num segundo momento, apresentamos o conflito entre esse novo modo de governo e a política democrática, sugerido pelos textos de Dardot e Laval. Por fim e não menos importante apontamos os limites epistemológicos que a perspectiva foucaultiana tem para estudar os processos de democratizações que perpassam as sociedades capitalistas contemporâneas a partir do conceito de racionalidade neoliberal.

Biografia do Autor

Fábio Caires Correia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Assistente no Departamento de Educação, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho, UNESP-Campus Rio Claro.

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Filosofia (PUCRS, 2011). Professor do Departamento de Filosofia, UFT; Professor do Mestrado Profissional em Filosofia (UFT).

Referências

AVELINO, Nildo. Foucault, governamentalidade e neoliberalismo. In: RESENDE, Haroldo de. (org.) Michel Foucault: política: pensamento e ação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.

CANDIOTTO, César. Verdade e diferença no pensamento de Michel Foucault. In: Kriterion, Belo Horizonte, nº 115, Jun/2007, p. 203-217.

CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Trad: Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Ubu Editora, 2016.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Ce cauchemar qui n'en finit pas. Comment le néolibéralisme défait la démocratie, Paris, La Découverte, col. “Cahiers libres”, 2016.

DUARTE, André. Foucault e a governamentalidade: genealogia do liberalismo e do Estado moderno. In: BRANCO, Guilherme Castelo; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.) Foucault: filosofia & política. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

HAYEK, Friedrich August Von. Os fundamentos da liberdade; introdução de Henry Maksoud; tradução de Anna Maria Capovilla e José Ítalo Stelle. São Paulo: Visão, 1983.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Ayné, 2018.

LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. São Paulo: Elefante, 2020.

SAFATLE, Vladimir; SILVA JUNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

STIVAL, Mônica Loyola. Política e moral em Foucault: entre a crítica e o nominalismo. São Paulo: Loyola, 2015.

VEYNE, Paul. Foucault. Seu pensamento, sua obra. São Paulo: Civilização Brasileira, 2009.

Downloads

Publicado

2024-01-23

Como Citar

CAIRES CORREIA, F.; HENRIQUE DUARTE, F. .; PERIUS, O. . Fundamentos teóricos do Neoliberalismo:: algumas notas desde Foucault, Dardot e Laval. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 134-147, 2024. DOI: 10.26694/pensando.vol14i33.4529. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4529. Acesso em: 19 abr. 2024.