A FILOSOFIA COMO A ARTE DE ENSINAR/APRENDER A PENSAR DESDE A MAIS TENRA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v4i8.1851Keywords:
Pensar, Filosofia, Educação, Filosofia para CriançasAbstract
Este artigo pretende desenvolver uma análise sobre o que é pensar, o que é o pensamento e porque é que é tão importante sabermos pensar, aprendermos a pensar. Neste sentido, analisaremos a perspetiva de Dewey e de Lipman. Esta investigação sustenta a tese de que o pensar é uma questão central na filosofia e de que urge implementar estirpes filosóficas na nossa sociedade. É essencial fomentar o pensar, aprendermos a pensar, a pensar bem, desde a mais tenra idade. Tal pode ser possível através da Filosofia para Crianças, que tem por base ajudar as crianças e os jovens a pensar. Por conseguinte, iremos aprofundar a perspetiva de Matthew Lipman, mentor do programa de Filosofia para Crianças.
References
DEWEY, John. How we Think. New York: Cosimo, 2007.
LIPMAN, Matthew. Thinking in Education. New York: Cambridge University Press, 1994.
LIPMAN, Matthew. Thinking in Education. New York: Cambridge University Press, 2003.
LORIERI, Marcos. Educação para o Pensar. In: CASTRO, Éder e Paula Oliveira. Educando para o Pensar. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.