A SUBVERSÃO DA ÖFFENTLICHKEIT EM MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA DE JÜRGEN HABERMAS

Autores

  • Jorge Adriano Lubenow UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v3i5.721

Palavras-chave:

Jürgen Habermas, esfera pública, política, crítica, manipulação

Resumo

Este artigo visa elucidar o problema-chave inscrito no contexto da publicidade burguesa: a subversão do princípio da publicidade (Öffentlichkeit). Este é analisado sob o ponto de vista histórico na obra Mudança Estrutural da Esfera Pública, e está inserido no contexto onde se desenvolve a noção de esfera pública: a instância em que se forma a opinião pública (salões, livros, jornais). Opinião esta que tinha no início funções críticas com relação ao poder e que mais tarde foi refuncionalizada para canalizar o assentimento dos governados. Para tal, cabe esclarecer como Habermas aborda as funções críticas e manipulativas da publicidade. Nesse sentido, o objetivo é esclarecer e identificar o que vem a ser o princípio de publicidade e porque o mesmo é subvertido. O texto é dividido em três partes: a relação da esfera pública literária com a esfera pública política (1); a publicidade como princípio de mediação entre a política e a moral (2); e, por fim, a subversão do princípio da publicidade (3).

Referências

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Publicado

14-10-2012

Como Citar

LUBENOW, Jorge Adriano. A SUBVERSÃO DA ÖFFENTLICHKEIT EM MUDANÇA ESTRUTURAL DA ESFERA PÚBLICA DE JÜRGEN HABERMAS. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 30–55, 2012. DOI: 10.26694/pensando.v3i5.721. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3161. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS/VARIA

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