Superrogação e Parrésia

Contra minimalismos éticos na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i32.4290

Palavras-chave:

Superrogação, Parrésia, Processos educativos

Resumo

Este artigo objetiva problematizar, à luz das relações entre filosofia e educação, dois espectros da filosofia moral: supererrogação e parrésia. Destacada a imediatidade e a metadiscursividade da parrésia cínica, propõe-se, sob o influxo do heroísmo filosófico, a articulação entre ética e estética na produção de  elevações supererrogatórias e sonoras contra a insularidade sonolenta dos espaços institucionais educativos. Ao final, é trazido ao leitor um caso heroico de supererrogação na educação.

Biografia do Autor

Ibrahim Camilo Ede Campos, UFAL

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Mestre em Droit de l'environnement, de l'aménagement et de l'urbanisme (CRIDEAU/OMIJ) (França). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor universitário e pesquisador, com experiência em assessoria jurídica e contencioso administrativo e judicial.

Walter Matias Lima, UFAL

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur l'éducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia francesa contemporânea, culturas e corpo, e formação docente. Professor nos seguintes programas de Pós-Graduação: PPGE/UFAL e PPGAU/UFAL. Atualmente Coordenador Geral das Pós-Graduações: CPG/PROPEP/UFAL

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

CAMILO EDE CAMPOS, I.; MATIAS LIMA, W. Superrogação e Parrésia: Contra minimalismos éticos na educação. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 111-119, 2023. DOI: 10.26694/pensando.vol14i32.4290. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4290. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS/VARIA