IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MÚSICA: UM ESTUDO COLABORATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4967

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Educação Musical, Pesquisa Colaborativa, Lei nº 13.278/16

Resumo

A promulgação da Lei nº 13.278/16, que estabelece a obrigatoriedade dos conteúdos de música, artes visuais, teatro e dança na educação básica, juntamente com a crescente necessidade de formação docente, serviram de motivação para a pesquisa sobre o emprego de jogos digitais na formação continuada de docentes de música. Portanto, este estudo tem como objetivo investigar os impactos da formação continuada de um docente de música do Ensino Fundamental por meio da utilização de jogos digitais como ferramenta educacional. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de uma pesquisa colaborativa que envolveu a colaboração entre pesquisadores e um docente de música do ensino fundamental. A coleta de dados incluiu análise documental, observações, entrevistas e questionários. A análise textual discursiva (ATD) foi aplicada para examinar textos discursivos coletados. A análise dos dados revelou que a formação continuada de docentes por meio de jogos digitais foi validada, uma vez que promoveu o entusiasmo do docente e engajamento dos estudantes. Os resultados também apontaram para a importância do planejamento e reflexão no uso de jogos digitais e destacaram a colaboração entre pesquisadores e docentes. Esperamos que a estratégia pedagógica investigada neste estudo, com base na pesquisa colaborativa, apresente um enfoque pedagógico alternativo para o contexto da educação musical.

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Biografia do Autor

Beatriz de Oliveira Ogata, Universidade do Oeste Paulista

Cantora, Professora e Empresária. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Possui graduação em Licenciatura em Música (2016) e Especialização em Arte na Educação (2017) pela mesma instituição. Atualmente é Sócia e Professora do Espaço Musical e Produtora Duas Muié Produções. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Música e Tecnologias Digitais.

Sidinei de Oliveira Sousa, Universidade do Oeste Paulista

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e na Faculdade de Informática de Presidente Prudente FIPP/UNOESTE. Lotado no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNOESTE como Professor Permanente. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (vice-líder) e Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias para EAD (participante). Atua nas linhas de pesquisa de Metodologias ativas em processos educativos na perspectiva deweyana; Utilização de Serious Games e Gamificação na educação; Blended Learning com foco na sala de aula invertida; Estratégias Ativas de aprendizagem com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Vinícius Fagundes Vargas, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Presidente Prudente (2015), Pós-graduação "Lato-Sensu" em Docência do Ensino Superior (2020) e Pós-graduação "Lato-Sensu" em Administração pela Universidade do Oeste Paulista (2021). Atualmente é Professor de ensino médio e técnico e Coordenador de Curso do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Professor de Pensamento Computacional do Colégio Maximus em Santo Anastácio. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação. É Mestrando em Educação na Universidade do Oeste Paulista.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

de Oliveira Ogata, B., de Oliveira Sousa, S., & Fagundes Vargas, V. (2024). IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MÚSICA: UM ESTUDO COLABORATIVO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4967

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