Sem balança ou trena: as ferramentas de medida dos anciões Koiupanká no sertão de Alagoas

Autores

  • Allan Gomes dos Santos Universidade Estadual Alagoas (UNEAL/CLIND); Secretaria Municipal Educação Maceió/AL (SEMED); IFAL/UAB/DIREAD https://orcid.org/0000-0002-2166-9390
  • Luiz Gustavo de Souza Feitosa Universidade Estadual de Alagoas - Programa CLIND/UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v7i2.6509

Palavras-chave:

Ferramentas de medida, Etnomatemática, Povo Koiupanká, CLIND/UNEAL

Resumo

A matemática surge em nosso pensamento a partir da necessidade de resolver algum problema cotidiano. Portanto, esta pesquisa teve como propósito investigar as ferramentas de medida utilizadas pelos anciões a fim  de compreender como eram utilizadas. Os Koiupanká, como outros povos indígenas do Sertão Alagoano, sentiam essa necessidade e desenvolveram técnicas para amenizar essa problemática em suas atividades, como na agricultura. Dentre os aportes teóricos buscou-se Silva (2015), Santos (2006), Lima (2014) e D’Ambrósio (1996, 2016). No percurso metodológico foi realizado uma revisão bibliográfica de conceitos fundamentais das ferramentas de medidas, em seguida, foi realizado um levantamento de informações através de pesquisa etnográfica na comunidade para investigar o porquê do uso desses instrumentos de medição e os benefícios de sua aplicação. Os resultados obtidos demonstram que os instrumentos ainda são utilizados para o planejamento e gestão do uso do solo e aplicados em atividades de medidas para a comunidade.

Biografia do Autor

Allan Gomes dos Santos, Universidade Estadual Alagoas (UNEAL/CLIND); Secretaria Municipal Educação Maceió/AL (SEMED); IFAL/UAB/DIREAD

Co-autor

Pos-Doutorado en Liderazgo para la Gestión e Innovación Educativa en una Sociedad Inclusiva pela UAA. Doutor em Ciências da Educação (UAA/2023). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008). Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC/2021), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF/2008), Supervisão Escolar (UFRJ/2002) e Formação em Mídias na Educação (UFAL/2013). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia (1998). Ensino Médio formação Curso Magistério (1989) formação professores series iniciais.

Luiz Gustavo de Souza Feitosa, Universidade Estadual de Alagoas - Programa CLIND/UNEAL

Graduado Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática (CLIND/UNEAL). Professor substituto da Secretaria estadual de Educação de Alagoas (SEDUC/AL).

Referências

AMORIM, Siloe Soares. Índios ressurgidos: a construção da auto-imagem: os Tumbalala, os Kalanko, os Karuazu, os Catokinn e os Koiupanka. 2003. Tese de Doutorado. [sn].

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática-elo entre as tradições e a modernidade. Autêntica, 2016.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e pesquisa, v. 31, p. 99-120, 2005.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 1996.

LIMA, J.A.C; NASCIMENTO, S.D.M.Z; SANTOS, D.M.E. Abordagem Pedagógica para um Sistema de Medidas utilizado no Sertão Pernambucano: Litro, Cuia e Saca. Revista Gestão Universitária, v.2, n.1, p. 01 – 17, jul – dez. 2014.

ROZENBERG, Izrael Mordka. O sistema internacional de unidades-SI. Instituto Mauá de Tecnologia, 2002.

SANTOS, Ernani Martins. Cuia e Litro: Um Estudo Etnomatemático no Município de Tacaratu em Pernambuco. Anais do SIPEMAT, 2006.

SILVA, Francisco João. Formação e Delimitação Territorial das Aldeias Koiupanká. Trabalho de conclusão de curso/TCC – Curso de Licenciatura Intercultural em História, do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas/CLIND-AL, vinculado ao Programa de Licenciatura Intercultural Indígena/PROLIND, Universidade Estadual de Alagoas. 2015.

SILVA, Gesivaldo dos Santos; SANTOS, Jordânia Café dos. Unidades de Medidas: Um Estudo dos saberes milenares dos agricultores da Zona Rural de São Raimundo Nonato. Cadernos Cajuína, v. 1, n. 3, p. 53-68, 2016.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

GOMES DOS SANTOS, Allan; DE SOUZA FEITOSA, Luiz Gustavo. Sem balança ou trena: as ferramentas de medida dos anciões Koiupanká no sertão de Alagoas. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 9–32, 2025. DOI: 10.26694/rer.v7i2.6509. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/6509. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.