A telenovela brasileira em foco: uma análise sobre intimidade, emoção e processos de subjetivação em Pantanal
DOI:
https://doi.org/10.26694/rer.v6i1.14084Palavras-chave:
Telenovela, Subjetivação, Emoções, Norbert Elias, Pierre BourdieuResumo
O artigo tem por objetivo demonstrar em que medida a telenovela brasileira porta uma gramática moral-afetiva que estimula processos de subjetivação dos brasileiros e brasileiras que a assistem. Para isso, realizamos uma pesquisa empírica com construção de dados via questionário google forms, divulgado nas redes sociais durante a veiculação do último capítulo de Pantanal, escrita por Bruno Luperi e exibida em 2022 pela TV Globo, remake da original de 1990. Aplicamos 253 questionários, com 20 perguntas, enfatizando as relações emocionais, afetivas e morais com a telenovela. Os dados obtidos se relacionam com a intimidade, moralidade e afetividade dos telespectadores, que são acionadas pelos personagens e suas histórias, promovendo uma espécie de identificação entre telespectador-obra, telespectador-personagem.
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