Práticas letradas das mulheres estudantes do Miguel Velho: saberes diários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v3i01.10503

Palabras clave:

Letramentos, Mulheres, EJA

Resumen

Este artigo refere-se ao recorte de uma dissertação de mestrado, intitulada Mulheres do Miguel Velho: reinventando letramentos em práticas cotidianas, que constituiu-se na tentativa de conhecer as práticas de letramentos no cotidiano de mulheres. A escolha do tema e do objeto de estudo desta pesquisa está intimamente relacionada com a trajetória de vida pessoal e profissional da pesquisadora. A pesquisa é de inspiração etnográfica, a qual, na primeira fase utilizou a abordagem de pesquisa do tipo Estado da Arte, além de autores que tratassem letramentos, numa perspectiva social. As informações foram coletadas a partir da observação participante, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e registros fotográficos. Neste, percebemos que as mulheres do Miguel Velho, se envolvem em diversos eventos de letramento fora da escola e usam suas capacidades e conhecimentos de mundo. São mulheres ativas, independentes, guerreiras, que apesar do rótulo de “iletradas”, conduzem as suas vidas com destreza e sabedoria.

Biografía del autor/a

Zislene Santos Bahia, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do EStado da Bahia, coordenadora pedagógica e professora da Rede pública de ensino

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Publicado

2020-09-26

Cómo citar

SANTOS BAHIA, Zislene; LIMA BARBOSA, Lícia Maria. Práticas letradas das mulheres estudantes do Miguel Velho: saberes diários. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 43–62, 2020. DOI: 10.26694/rer.v3i01.10503. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5211. Acesso em: 3 jul. 2024.