A pedagogia de Valdeci: lutas e papel sociopolítico de uma professora quilombola no Sertão de Pernambuco

Autores

  • Maria Rosiclaudia dos Santos Comunidade quilombola Poço dos Cavalos
  • Whodson Silva Doutorando em Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v3i01.10224

Palavras-chave:

Quilombos em Pernambuco, Mulheres quilombolas, Itacuruba-PE

Resumo

O trabalho destaca as lutas e trajetória sociopolítica de Valdeci Ana dos Santos Nascimento enquanto mulher, professora e liderança do Quilombo Poço dos Cavalos em Itacuruba, Sertão de Pernambuco. A compreensão do lugar desta na luta por direitos específicos e diferenciados para sua comunidade provoca, ao mesmo tempo, a reflexão de sua história de vida e importância pedagógica no processo de organização sociopolítica do grupo. Minha condição de mulher, professora e quilombola, faz com que eu considere minhas próprias percepções e vivências, o que conforma uma importante dimensão metodológica na construção deste trabalho. O quilombo Poço dos Cavalos busca a autonomia local e luta por seus próprios espaços de interação no campo: o território tradicionalmente ocupado e uma escola nesse território. É nesse contexto que as mulheres, como Valdeci, têm sido as diretamente envolvidas na organização do movimento quilombola no Sertão de Pernambuco, lutando por direitos e justiça social.

Referências

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Publicado

2020-09-26

Como Citar

ROSICLAUDIA DOS SANTOS, Maria; SILVA, Whodson. A pedagogia de Valdeci: lutas e papel sociopolítico de uma professora quilombola no Sertão de Pernambuco. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 27–42, 2020. DOI: 10.26694/rer.v3i01.10224. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5210. Acesso em: 3 jul. 2024.

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