A pedagogia de Valdeci: lutas e papel sociopolítico de uma professora quilombola no Sertão de Pernambuco

Autores

  • Maria Rosiclaudia dos Santos Comunidade quilombola Poço dos Cavalos
  • Whodson Silva Doutorando em Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v3i01.10224

Palavras-chave:

Quilombos em Pernambuco, Mulheres quilombolas, Itacuruba-PE

Resumo

O trabalho destaca as lutas e trajetória sociopolítica de Valdeci Ana dos Santos Nascimento enquanto mulher, professora e liderança do Quilombo Poço dos Cavalos em Itacuruba, Sertão de Pernambuco. A compreensão do lugar desta na luta por direitos específicos e diferenciados para sua comunidade provoca, ao mesmo tempo, a reflexão de sua história de vida e importância pedagógica no processo de organização sociopolítica do grupo. Minha condição de mulher, professora e quilombola, faz com que eu considere minhas próprias percepções e vivências, o que conforma uma importante dimensão metodológica na construção deste trabalho. O quilombo Poço dos Cavalos busca a autonomia local e luta por seus próprios espaços de interação no campo: o território tradicionalmente ocupado e uma escola nesse território. É nesse contexto que as mulheres, como Valdeci, têm sido as diretamente envolvidas na organização do movimento quilombola no Sertão de Pernambuco, lutando por direitos e justiça social.

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. “Os quilombos e as novas etnias”. In: O’DWYER, Eliane Cantarino (org.). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Decreto nº 4887, de 20 de novembro de 2003. Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/D4887.htm>. [Acesso em: 31 jan. 2020].

CENTRO DE CULTURA LUIZ FREIRE. Sertão quilombola: a formação dos quilombos no sertão de Pernambuco. Olinda: CCLF, 2008.

MONTE ALTO, Rosana Lacerda. Saberes e fazeres quilombolas: diálogos com a educação do campo. Dissertação de mestrado. PPGE, Universidade de Uberaba, 2012.

MOVIMENTTO: A revista que valoriza Pernambuco. Valdeci Ana dos Santos: uma mulher determinada a manter as tradições. Recife, n. 93, p.41-41, mar. 2018.

SCOTT, Russel Parry. Negociações e resistências persistentes: agricultores e a barragem de Itaparica num contexto de descaso planejado. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

SILVA, Whodson. “Sumir do mapa e outros scripts: táticas de resistir à instalação da central nuclear em Itacuruba”. Revista Continente. ed. 231, março de 2020.

SILVA, Whodson. O conto das quatro mil almas: uma etnografia do confronto de Indígenas e Quilombolas com a Central Nuclear do Nordeste em Itacuruba. Dissertação de mestrado. PPGA, Universidade Federal de Pernambuco, 2019.

SILVA, Whodson. Entrevista com Valdeci Ana dos Santos em 31 de julho de 2018 na sua residência no município de Itacuruba. Material de pesquisa do autor (Circulação restrita).

Downloads

Publicado

2020-09-26

Como Citar

ROSICLAUDIA DOS SANTOS, M. .; SILVA, W. . A pedagogia de Valdeci: lutas e papel sociopolítico de uma professora quilombola no Sertão de Pernambuco. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 27-42, 2020. DOI: 10.26694/rer.v3i01.10224. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5210. Acesso em: 19 jun. 2024.