MUITOS BRASIS, DIFERENTES CAMPANHAS
A DISPUTA PELAS CAPITAIS BRASILEIRAS EM 2020 A PARTIR DA ÓTICA DO TWITTER
DOI:
https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6932Palavras-chave:
Twitter, campanha, capitais, eleição de 2020Resumo
Este artigo tem como objetivo examinar as campanhas on-line nas 26 capitais brasileiras em 2020, a partir de conteúdos publicados no Twitter. Para isso, emprega como metodologia a análise de conteúdo automatizada, com base em um banco de dados com mais de 35 mil tweets, publicados por 77 prefeituráveis durante o período de campanha. Os dados foram organizados por regiões geográficas e por três tipos específicos de candidaturas: integrantes do grupo no poder (incumbentes e sucessores), desafiantes com mandato e desafiantes sem mandato. Entre os achados da pesquisa está a formação de clusters específicos por região e a semelhança entre os conteúdos publicados por candidatos(as) do mesmo tipo. As evidências sugerem que os prefeituráveis se diferenciam entre as regiões do país, mas apresentam comportamentos comunicacionais semelhantes quando agrupados por características políticas comuns. O estudo oferece uma contribuição relevante ao analisar a eleição de 2020, realizada em um contexto atípico, e busca contribuir com a agenda de pesquisas sobre campanhas digitais, com ênfase no uso do Twitter como ferramenta de comunicação política no Brasil.

