Fazendo campanha política com 280 caracteres

padrões e tendências do uso do Twitter nas eleições para as prefeituras brasileiras em 2020

Autores

  • Helga do Nascimento de Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Larissa Peixoto Vale Gomes Universidade de Edimburgo (EUSA)
  • Mario Sérgio Araújo Dias Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Raquel Mirian Pereira de Souza Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v11i2.6131

Palavras-chave:

campanha eleitoral, eleições municipais, Twitter

Resumo

A intenção deste trabalho é investigar o uso do Twitter nas campanhas eleitorais das vinte e seis capitais brasileiras no 1º turno das eleições municipais de 2020. O propósito foi identificar os principais padrões de atuação no Twitter pelas(os) candidatas(os) às cadeiras de prefeitas(os). Os dados analisados foram capturados durante a campanha eleitoral de 1º turno em 2020 através do software Netlytic e um algoritmo escrito em linguagem R. Para tanto utilizaram-se análise estatística descritiva, análise de clusters e análise estatística inferencial. Os resultados mostraram que candidatas(os) de esquerda em geral usaram mais o Twitter e conseguiram engajar mais sua cyberbase. Além disso, as regiões Sudeste e Sul aparecem como maiores geradoras de tweets.

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Publicado

16-07-2022

Como Citar

DO NASCIMENTO DE ALMEIDA, Helga; PEIXOTO VALE GOMES, Larissa; ARAÚJO DIAS, Mario Sérgio; PEREIRA DE SOUZA, Raquel Mirian. Fazendo campanha política com 280 caracteres: padrões e tendências do uso do Twitter nas eleições para as prefeituras brasileiras em 2020. Conexão Política, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 69–98, 2022. DOI: 10.26694/2317-3254.rcp.v11i2.6131. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/6131. Acesso em: 6 dez. 2025.

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