DO DISCURSO ANTIPOLÍTICA ÀS ESTRATÉGIAS DE CONCILIAÇÃO

UMA ANÁLISE DA PROPAGANDA ELEITORAL NO HGPE DE KALIL (PSD) E ZEMA (NOVO) EM 2022

Autores

  • Carla Montuori Fernandes Instituição: Pontífice Universidade Católica (PUC-SP)
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Fernando de Resende Chaves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Arthur Raposo Gomes Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6926

Palavras-chave:

cultura política, eleição, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE)

Resumo

O artigo analisa as estratégias midiáticas dos candidatos ao governo de Minas Gerais em 2022 que polarizam a disputa – o governador Romeu Zema (Novo) versus o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). Verifica-se a partir da análise dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) de que forma os atores políticos, que ingressaram na política como outsiders em campanhas anteriores, deixam de lado o discurso antipolítica e buscam uma narrativa de conciliação. Kalil foi eleito prefeito em 2016, com um discurso excêntrico e antissistema, sendo candidato pelo PHS (partido nanico), com poucos segundos no Horário Eleitoral. Em 2022, abandona a narrativa antipolítica e enfatiza, em seus programas na TV, a forte aliança com o então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tendo sido candidato por uma frente de centro-esquerda. Já Zema (Novo), que também se tornou governador em 2018 com a proposta de romper com o sistema político tradicional, em 2022, forma uma ampla coligação de centro-direita e direita e busca, dessa vez, colocar-se como um gestor bem-sucedido, sem negar as suas alianças com as forças políticas tradicionais.

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Instituição: Pontífice Universidade Católica (PUC-SP)

Pós-doutora em Comunicação Política (Universidade de Valladolid-Espanha) e em Ciências Sociais (PUC-SP). Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política (PUC-SP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Meios e Mídias no contexto da pós-verdade” e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (PUC-SP).

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UFFJ), Mestre em Comunicação Social (UFMG), doutor em Ciência Política (IUPERJ), pós-doutor em Comunicação Social (UFJF).

Fernando de Resende Chaves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Comunicação Política pela Universidade Paulista (UNIP). Mestre em Comunicação e Poder (Universidade Federal de Juiz de Fora). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (Universidade Federal de São João Del-Rei).

Arthur Raposo Gomes, Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME)

Jornalista (UFSJ, 2019), publicitário (UniAcademia), mestre e doutorando em Comunicação (UFJF), especialista em Influência Digital pela Faculdade Futura e tem MBA em Comunicação Corporativa, Planejamento e Gestão (UCAM).

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

MONTUORI FERNANDES, Carla; ADEMIR DE OLIVEIRA, Luiz; DE RESENDE CHAVES, Fernando; RAPOSO GOMES, Arthur. DO DISCURSO ANTIPOLÍTICA ÀS ESTRATÉGIAS DE CONCILIAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PROPAGANDA ELEITORAL NO HGPE DE KALIL (PSD) E ZEMA (NOVO) EM 2022. Conexão Política, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 10–44, 2024. DOI: 10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6926. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/6926. Acesso em: 5 dez. 2025.

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