DO DISCURSO ANTIPOLÍTICA ÀS ESTRATÉGIAS DE CONCILIAÇÃO
UMA ANÁLISE DA PROPAGANDA ELEITORAL NO HGPE DE KALIL (PSD) E ZEMA (NOVO) EM 2022
DOI:
https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6926Palavras-chave:
cultura política, eleição, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE)Resumo
O artigo analisa as estratégias midiáticas dos candidatos ao governo de Minas Gerais em 2022 que polarizam a disputa – o governador Romeu Zema (Novo) versus o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). Verifica-se a partir da análise dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) de que forma os atores políticos, que ingressaram na política como outsiders em campanhas anteriores, deixam de lado o discurso antipolítica e buscam uma narrativa de conciliação. Kalil foi eleito prefeito em 2016, com um discurso excêntrico e antissistema, sendo candidato pelo PHS (partido nanico), com poucos segundos no Horário Eleitoral. Em 2022, abandona a narrativa antipolítica e enfatiza, em seus programas na TV, a forte aliança com o então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tendo sido candidato por uma frente de centro-esquerda. Já Zema (Novo), que também se tornou governador em 2018 com a proposta de romper com o sistema político tradicional, em 2022, forma uma ampla coligação de centro-direita e direita e busca, dessa vez, colocar-se como um gestor bem-sucedido, sem negar as suas alianças com as forças políticas tradicionais.

