NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE A SAÚDE WARAO EM MOSSORÓ-RN

ENTRE VULNERABILIDADES E LUTA POR DIREITOS DIFERENCIADOS

Autores

  • Eva Lígia De Oliveira
  • Lindemberg Mendes Eufrásio
  • Maria Edna Silva
  • Maria Luiza Da Silva Gomes
  • Rita Lúcia Félix de Freitas
  • Eliane Anselmo da Silva
  • RAONI BORGES BARBOSA

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i1.6309

Palavras-chave:

Cultura indígena Warao, Saúde, direitos diferenciados, vulnerabilidades e direitos diferenciados, Mossoró-RN

Resumo

As equipes da Estratégia Saúde da Família, da Unidade Básica de Saúde Sinharinha Borges, na cidade de Mossoró/RN, acompanham os indígenas venezuelanos de etnia Warao desde 2019, quando chegaram no território de abrangência do município. Trata-se de uma população de intensa prática migratória e rotatividade espacial e em vulnerabilidade social em razão de barreiras linguísticas, culturais, socioeconômicas e político-jurídicas que se traduzem no imediato da experiência cotidiana de pauperização, precariedade e violência nos contextos simbólico-interacionais em que moram e trabalham. Esses fatores são ainda determinantes para o adoecimento continuado dessa população. O presente trabalho, nesse sentido, propõe relatar as experiências da Equipe de Saúde junto aos Warao, em cujo processo assistencial a confiança de grande parte deles foi sendo conquistada; e apresentar breve reflexão antropológica sobre as vulnerabilidades e lutas por direitos que caracterizam a comunidade Warao em Mossoró-RN.

Biografia do Autor

Eva Lígia De Oliveira

Bacharela em Ciências Sociais pela UERN. Especialista em Saúde da Família pela UFRN. Agente Comunitária de Saúde da Unidade Básica de Saúde Sinharinha Borges.

Lindemberg Mendes Eufrásio

Enfermeiro da Unidade Básica de Saúde Sinharinha Borges.

Maria Edna Silva

Agente Comunitária de Saúde da Unidade Básica de Saúde Sinharinha Borges.

Maria Luiza Da Silva Gomes

Bacharela em Nutrição. Bolsista FUNCITERN.

Rita Lúcia Félix de Freitas

Assistente Social da Unidade Básica de Saúde Sinharinha Borges.

Eliane Anselmo da Silva

Doutora em Antropologia. Professora efetiva da UERN. Coordenadora do Grupo de Estudos Culturais da UERN. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI/UERN.

RAONI BORGES BARBOSA

Doutor em Antropologia. Pesquisador bolsista DCR-CNPq FAPEPI. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Identidades Coletivas, Conhecimentos Tradicionais e Processos de Territorialização da UFPI. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAnt) da UFPI e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAnts) da UFRR.

Downloads

Publicado

2024-02-04