A EDUCAÇÃO MUSICAL COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5050

Palavras-chave:

Educação Musical, Escola, Permanência, Êxito

Resumo

Este estudo objetiva compreender como a educação musical pode contribuir para a permanência e êxito escolar. A Educação Musical se torna importante para a criança, tanto por desenvolver conteúdos universais da cultura e linguagem musical, quanto por proporcionar uma interação social, desenvolver o senso crítico, a criatividade, o prazer pela aprendizagem, melhorar a autoestima e outras competências afins. Vários autores e projetos de ensino de música encontrados, confirmaram que a educação musical colabora para a permanência e para o êxito escolar de estudantes da educação básica. Além de uma revisão teórica sobre a temática da relevância da educação musical e da permanência e êxito escolar, também foi desenvolvida uma pesquisa de opinião com docentes que atuam na educação básica. Na estrutura metodológica da pesquisa foi adotada a abordagem mista. O questionário aplicado aos professores, com questões objetivas e uma subjetiva, possibilitou obter a opinião dos respondentes sobre suas concepções sobre a temática. A pesquisa mostrou que a música nas escolas é considerada como elemento que contribui para a permanência do aluno em sala de aula e diminui a evasão escolar, apesar da sua desvalorização como disciplina.

Biografia do Autor

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Doutor em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha). Licenciado e Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC-UFG). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). No Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) atua na Licenciatura em Música e no Mestrado em Artes. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral e Formação de Professores. Coordena o 'MOUSIKÊ - Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical'.

Andréia Aparecida Silva de Pádua, Instituto Federal Goiano - IFG

Mestra em Desenvolvimento e Planejamento Territorial/Economia PUC/GO (2006 a 2008). Pós - Graduação em Docência Universitária PUC/GO (2006). Graduada em Ciências Econômicas PUC/GO (2003). Graduação em Música/Licenciatura IFG (2022). Conservatório de Música CLA - Instrumentos: piano, órgão, teclado, viola de arco, violão popular. Docente Universitária - Economia e afins. Docente na Escola de Música. Participação na Orquestra de Corda-Viola EMAC/UFG e Orquestra CCB-Órgão. Projeto Social Tocar em Hospitais - Darpe/CCB. Pesquisadora Faculdade Alfa/ MOC/ Harvard. Publicações/Capítulos de livros: 1- Meio Ambiente Direitos e Educação Ambiental; 2 - A Questão das Relações Étnico Raciais; 3 - Análise Competitiva dos Clusters Sob a Ótica do Modelo Diamante de M. Porter; 4 - Poemas Publicados.

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Goiás

Pós-doutorado e Doutorado em Educação (FE - UFG). Mestre em Música/Educação Musical (EMAC - UFG). Especialista em Música Brasileira (EMAC - UFG) e Docência Universitária (Fago). Possui graduação em Educação Artística/habilitação em Música (EMAC/UFG). Integrante (pesquisador) do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/UFG) e do Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical (MOUSIKÊ/IFG). Docente de Nível Médio e Nível Superior na área de Educação Musical no Instituto Federal de Goiás. Docente e orientador no programa de Pós-graduação stricto sensu em Artes (Prof-Artes) do IFG. Pesquisa na área de Ensino-aprendizagem em Música, Educação Musical, Educação Estética e Indústria Cultural.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

PEREIRA, Eliton Perpetuo Rosa; PÁDUA, Andréia Aparecida Silva de; COSTA, Cristiano Aparecido da. A EDUCAÇÃO MUSICAL COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–17, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5050. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5050. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS