A Pesquisa sobre história da educação musical no Brasil: um estudo de revisão em teses
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4955Palavras-chave:
História , Educação musical, TesesResumo
Esta investigação teve por objetivo analisar o desenvolvimento da área da educação musical no Brasil a partir de um levantamento das teses defendidas na área até o ano de 2017. Foram encontradas 300 teses que abordam diretamente a temática da educação musical no país, as quais foram agrupadas por temas. Neste artigo analisamos 28 teses que abordam especificamente a temática da história da educação musical no Brasil. Antes de apresentar como a temática comparece nas investigações doutorais comentamos os principais autores que publicam no Brasil sobre esse tema. Posteriormente abordamos a metodologia de investigação que teve como foco a pesquisa de revisão e a análise de conteúdo, além de outros procedimentos. Na sequência apresentamos os dados da investigação incluindo uma análise dos principais subtemas abordados no contexto da história da educação musical. Ante as considerações finais concluímos que esta temática tem sido uma constante nos estudos doutorais em educação musical no Brasil, revelando nas investigações facetas históricas, biográficas e institucionais. Assim, consideramos que as pesquisas relacionadas à História da educação musical no Brasil, além de ser uma temática que vem se fortalecendo pelas demandas de conhecimento das pedagogias e de experiências educativas musicais do passado, ganhou força por conta de procedimentos metodológicos ligados à historiografia e à musicologia, além da pedagogia.
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