A Harmônica no Brasil: constituição histórica, tendências musicais e métodos de ensino

Autores

  • Eliton Perpetuo Rosa Pereira Instituto Federal de Goiás
  • Altair Andrade de Freitas Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia
  • João Paulo de Moraes Ferro Instituto Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-7480-8748

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2751

Palavras-chave:

Educação Musical, Harmônica, Métodos

Resumo

Esta pesquisa realiza uma análise da Harmônica como um instrumento de relevância cultural e com potencial educativo musical. Os eixos orientadores desta pesquisa foram subdivididos em três partes: 1) histórico, constituição e os tipos mais comuns do instrumento; 2) aspectos culturais, repertórios e músicos que atuam como instrumentistas em diferentes gêneros musicais; e 3) métodos de ensino da Harmônica, propostas didáticas e pedagógicas. Buscou-se desenvolver uma pesquisa de revisão bibliográfica acerca da situação das publicações sobre o instrumento no Brasil, tendo em conta, principalmente, métodos em português analisados por meio de uma Análise de Conteúdo Categorial. A pesquisa como um todo, busca descrever o estado atual sobre o instrumento em nosso país e, assim, incluindo os métodos de ensino disponíveis na atualidade, ajuda a compreender aspectos socioculturais do instrumento. Procurou-se pensar possibilidades de superação de um certo preconceito em relação ao instrumento, destacando possíveis impactos do mesmo no contexto educativo musical.

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Biografia do Autor

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha). Licenciado e Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC-UFG). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). No Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) atua na Licenciatura em Música e no Mestrado em Artes. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral e Formação de Professores. Coordena o 'MOUSIKÊ - Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical'.

Altair Andrade de Freitas, Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia

Graduado em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás, com especialização em Psicomotricidade e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes RJ; Especialização em Gestão Ambiental pelo Instituto Claretiano de Educação. É fiscal de posturas na Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia.

João Paulo de Moraes Ferro, Instituto Federal de Goiás

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes. Currículo Lattes João Paulo de Moraes Ferro, Goiânia. Graduando em Licenciatura em Música pelo IFG inicio: 2017 e conclusão: 2021; Estudante dos instrumentos: Gaita (Harmônica), Violão e Voz. Curso de harmônica com o professor: Altair Andrade; Participação no coral Vozes e Cores por 2 ano na PUC-GO; Leciona ensino de Gaita de nível fundamental; Estagiário do PIBID no ensino de violão no nível fundamental na rede pública estadual em 2018 á 2019 ;Curso em Cromatização da Gaita de 10 Furos; Curso em música de Câmara; Curso de Iconografia; Curso em Musescore; Músico profissional em atuação desde 2000.

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

PEREIRA, Eliton Perpetuo Rosa; FREITAS, Altair Andrade de; FERRO, João Paulo de Moraes. A Harmônica no Brasil: constituição histórica, tendências musicais e métodos de ensino . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–16, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v4i2.2751. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2751. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS