A Harmônica no Brasil: constituição histórica, tendências musicais e métodos de ensino
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2751Palavras-chave:
Educação Musical, Harmônica, MétodosResumo
Esta pesquisa realiza uma análise da Harmônica como um instrumento de relevância cultural e com potencial educativo musical. Os eixos orientadores desta pesquisa foram subdivididos em três partes: 1) histórico, constituição e os tipos mais comuns do instrumento; 2) aspectos culturais, repertórios e músicos que atuam como instrumentistas em diferentes gêneros musicais; e 3) métodos de ensino da Harmônica, propostas didáticas e pedagógicas. Buscou-se desenvolver uma pesquisa de revisão bibliográfica acerca da situação das publicações sobre o instrumento no Brasil, tendo em conta, principalmente, métodos em português analisados por meio de uma Análise de Conteúdo Categorial. A pesquisa como um todo, busca descrever o estado atual sobre o instrumento em nosso país e, assim, incluindo os métodos de ensino disponíveis na atualidade, ajuda a compreender aspectos socioculturais do instrumento. Procurou-se pensar possibilidades de superação de um certo preconceito em relação ao instrumento, destacando possíveis impactos do mesmo no contexto educativo musical.
Referências
ADLER, Larry. Harmonica favorites. Folio n.1. Nova Yorque: Robins Music Corporation, 1943, 38p.
ALYRIO, Rovigati Danilo. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
BACH, Jonas. Harmônica cromática. 1º ed. Curitiba: Copygraf Gráfica e Editora Ltda, 1997.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BENEVIDES JUNIOR, Chiréia. Curso de Gaita Método Benevides. Curitiba: Independente, 1995.
CASTRO, Otávio. Canal do Youtube de Otávio Castro. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/c/OCHARMONICA Acesso em: 29 de dezembro de 2021.
CURITIBA (Município). Orquestra Harmônica de Curitiba. Disponível em: https://www.harmonicasdecuritiba.com.br/sobre?lang=pt Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
EVANS, David. Big road blues tradition and creativity in the folk blues. USA: Da Capo Press, 1982.
FERRARI, Leandro. Método para harmônica diatônica. Belo Horizonte: Mididática Consultoria Ltda, 2012. 126p.
FIELD, Kim. Harmonicas, harps and heavy breathers. The evolutions of the people’s instrument. New York: Cooper Square Press, 2000. 364p.
HOHNER. Harmonica pocket guide. Trossigen: Hohner Ltda. 2019.
LAMEIRAS, Francisco. Reinterpretação de um instrumento musical: a harmônica. Dissertação de Mestrado em Design de Produto. Universidade de Lisboa: Lisboa, 2017. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/14177 Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
MACIEL, Bruno Ramos. O ensino da gaita cromática em Brasília sob a perspectiva da aprendizagem musical informal. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - UNB. Brasília: 2014. 44p. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/8139 Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
MARCONDES, Luís. Método para Gaita Diatônica. 1º Volume. 1ª edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 1998.
MELLO, Marcelo. Apostila de gaita de boca. Edição (online) do próprio autor: São Paulo, 2015. Disponível em: http://marcelomelloweb.net/mmgaita_apostila.htm Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
MORCE, Claudio. Coleção Musical: gaita especial. Volume: 01 e 02. São Paulo: Minuano Cultural, 2016.
PINHEIROS, Edson Tadeu de Queiroz. Harmônica cromática: sua escrita em formações orquestrais nas obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo: UNESP, 2018. 188p. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/157439 Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
PEREIRA, Eliton P. R.; GOMES, Otoniel P. A iniciação à improvisação no piano popular: análise de métodos e elaboração de proposta didática. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 14, p. 38-55, 2021. DOI: 10.14571/brajets.v14.n1.38-55 Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
PROT, Paulo. Canal do Youtube de Paulo Rrot. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/c/PauloProt Acesso em: 29 de dezembro de 2021.
RIOS, Ailton Carneiro. Estudo da Música através da Harmônica. Artigo científico apresentado ao grupo Educamais como requisito parcial para obtenção do título de Pós-Graduação em Educação Musical. São Paulo, 2020.
SADIE, Stanley. Dictionary of musical instruments. London: Macmilian Press Limited. 1984.
SALES, Diego. Canal do Youtube de Diego Sales. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCiBlYm7FHKdja6yOobEc35w Acesso em: 29 de dezembro de 2021.
SINZIG, Frei Pedro. Pelo Mundo do som: dicionário musical. 2ª edição. Rio de Janeiro: Kosmos. 1976.
SHG. Indústria e Comércio Atacado e Varejo de Instrumentos Musicais LTDA. SHG Hering, 2021. Disponível em: http://www.shg.art.br Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
STANECK, José. Harmônica: uma opção no ensino de música para as crianças. Música na Educação Básica, v. 10, nº 12, p.48-59, 2020. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/article/view/232 Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
TEIXEIRA, Natanael Pereira. Musicalização através da Harmônica Diatônica. Trabalho de Graduação. Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.
VOGELS, Julian. Harmonica-inspired digital musical instrument design based on an existing gestural performance repertoire. Montréal: McGill University. 2014.