Being a teacher of the nursing course in remote work during the COVID-19 pandemic
Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Educação a Distância, Infecções por coronavírusResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.11218
Objetivo: Relatar a experiência de ser docente no curso de enfermagem em trabalho remoto durante a pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um relato da experiência vivenciada por uma docente no primeiro semestre de 2020, ao ministrar a disciplina intitulada Saúde Ocupacional na modalidade de ensino à distância para um curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior em uma cidade no Sul do Brasil. Resultados: A partir da experiência vivenciada e da revisão de literatura realizada, identificou-se que as adaptações para o trabalho remoto no contexto de educação podem levar ao sofrimento emocional tanto a partir das vivências de isolamento e distanciamento social, como em função da sobrecarga de trabalho derivada da necessidade de manter as atividades laborais em regime de trabalho remoto. Conclusão: Esse estudo evidenciou desafios a serem enfrentados pelos docentes durante a pandemia, tais como a realização de aulas utilizando-se do trabalho remoto, gerando assim estresse emocional devido à falta de preparo para o mesmo e às dificuldades evidenciadas pelos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.