Being a teacher of the nursing course in remote work during the COVID-19 pandemic

Autores

  • Beatriz Maria dos Santos Santiago Ribeiro, Rita de Cassia de Marchi Barcellos Dalri, Débora Cristina Martins Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Educação a Distância, Infecções por coronavírus

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.11218

Objetivo: Relatar a experiência de ser docente no curso de enfermagem em trabalho remoto durante a pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um relato da experiência vivenciada por uma docente no primeiro semestre de 2020, ao ministrar a disciplina intitulada Saúde Ocupacional na modalidade de ensino à distância para um curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior em uma cidade no Sul do Brasil. Resultados: A partir da experiência vivenciada e da revisão de literatura realizada, identificou-se que as adaptações para o trabalho remoto no contexto de educação podem levar ao sofrimento emocional tanto a partir das vivências de isolamento e distanciamento social, como em função da sobrecarga de trabalho derivada da necessidade de manter as atividades laborais em regime de trabalho remoto. Conclusão: Esse estudo evidenciou desafios a serem enfrentados pelos docentes durante a pandemia, tais como a realização de aulas utilizando-se do trabalho remoto, gerando assim estresse emocional devido à falta de preparo para o mesmo e às dificuldades evidenciadas pelos discentes.  

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

1.
Beatriz Maria dos Santos Santiago Ribeiro, Rita de Cassia de Marchi Barcellos Dalri, Débora Cristina Martins. Being a teacher of the nursing course in remote work during the COVID-19 pandemic. Rev Enferm UFPI [Internet]. 29º de novembro de 2020 [citado 19º de novembro de 2024];9(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/622

Edição

Seção

Relato de Experiência