Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study

Autores

  • Jussara Regina Martins Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema
  • Margareth Alves Bastos e Castro Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema
  • Paolla Melo Costa Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema
  • Sabrina Crovatto Fernandes Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema
  • Thaynara Azevedo Lage Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema
  • Roberta Teixeira Prado Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.825

Palavras-chave:

Equipe de Enfermagem; Reanimação cardiopulmonar; Enfermagem pediátrica.

Resumo

Objetivo: comparar a efetividade de dois programas de educação permanente para aquisição de habilidades psicomotoras relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, a partir da utilização do método tradicional de ensino de suporte básico de vida, comparado ao método com utilização de vídeo com treino autodidata em manequim. Métodos: ensaio controlado com membros da equipe de enfermagem, randomizados em grupo controle (treino tradicional) e intervenção (treino autodidata). Para averiguar as habilidades no atendimento de ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, aplicou-se um checklist. Foi aplicado pré-teste, seguido de treinamento imediato, follow-up de 15 dias, com reaplicação da avaliação de habilidades (pós-teste). Resultados: participaram 41 técnicos de enfermagem e 11 enfermeiros. No pós-teste, houve diferença significativa do grupo intervenção (12,61 + 2,09) em relação ao grupo controle (14,65 + 2,01) (p=0,001). Em ambos os grupos houve aumento nas pontuações após 15 dias. Conclusão: os profissionais que participaram do treino tradicional (grupo controle) e que receberam feedback sobre seu desempenho obtiveram melhores resultados para habilidades relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes.

Descritores: Equipe de Enfermagem. Reanimação Cardiopulmonar. Enfermagem Pediátrica. Capitação em Serviço. Lactente.

Biografia do Autor

Jussara Regina Martins, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Doutoranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Margareth Alves Bastos e Castro , Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Paolla Melo Costa , Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Sabrina Crovatto Fernandes , Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Thaynara Azevedo Lage, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Roberta Teixeira Prado, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema

Pós Doutora em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Publicado

2022-03-09

Como Citar

1.
Martins JR, Bastos e Castro MA, Costa PM, Fernandes SC, Lage TA, Prado RT. Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study. Rev Enferm UFPI [Internet]. 9º de março de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/825

Edição

Seção

Original

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