Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.825Palavras-chave:
Equipe de Enfermagem; Reanimação cardiopulmonar; Enfermagem pediátrica.Resumo
Objetivo: comparar a efetividade de dois programas de educação permanente para aquisição de habilidades psicomotoras relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, a partir da utilização do método tradicional de ensino de suporte básico de vida, comparado ao método com utilização de vídeo com treino autodidata em manequim. Métodos: ensaio controlado com membros da equipe de enfermagem, randomizados em grupo controle (treino tradicional) e intervenção (treino autodidata). Para averiguar as habilidades no atendimento de ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, aplicou-se um checklist. Foi aplicado pré-teste, seguido de treinamento imediato, follow-up de 15 dias, com reaplicação da avaliação de habilidades (pós-teste). Resultados: participaram 41 técnicos de enfermagem e 11 enfermeiros. No pós-teste, houve diferença significativa do grupo intervenção (12,61 + 2,09) em relação ao grupo controle (14,65 + 2,01) (p=0,001). Em ambos os grupos houve aumento nas pontuações após 15 dias. Conclusão: os profissionais que participaram do treino tradicional (grupo controle) e que receberam feedback sobre seu desempenho obtiveram melhores resultados para habilidades relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes.
Descritores: Equipe de Enfermagem. Reanimação Cardiopulmonar. Enfermagem Pediátrica. Capitação em Serviço. Lactente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.