A culture of immunization in Brazil: reflections from the Theory of transcultural care
Palavras-chave:
Enfermagem, Cuidado, Cultura, VacinaçãoResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i3.750
Objetivo: Refletir sobre a influência da cultura de imunização nas práticas de saúde. Método: Realizou-se estudo reflexivo para subsidiar a compreensão da influência da cultura de imunização nas práticas de vacinação. Foi utilizada como base a teoria transcultural do cuidado em enfermagem. Resultados: A vacinação compreende um conjunto de atividades complexas, que necessita de conhecimentos e práticas adequadas que garantam a qualidade da imunização sem comprometer sua credibilidade. Todavia, a história da imunização no Brasil reflete um caminho acidentado, devido à maneira como a vacina foi introduzida na
sociedade. É possível observar que valores culturais de imunização perpassam os conceitos até os dias atuais, devendo a abordagem de enfermagem cotidiana na sala de vacina considerar três formas distintas de atuação: preservação, acomodação e reestruturação cultural do cuidado. Conclusão: A vacinação sofre fortes influências do senso comum e de fatos históricos. Neste contexto, observa-se a necessidade de reestruturação e repadronização do cuidado, bem como considerar valores e crenças influenciadas pela visão de mundo, linguagem, religião, contexto social, político, educacional, econômico, tecnológico e ambiental de cada cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.