Educational intervention performed with hypertensive of a Family Health Strategy

Autores

  • Loisláyne Barros Leal, Eduardo Carvalho de Souza, Katyane Leite Alves Pereira, Nahadja Tahaynara Barros Leal, Ana Luiza Barbosa Negreiros, Ana Roberta Vilarouca da Silva Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Hispertensão, Educação em saúde, Enfermagem

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5082

Objetivo: descrever a experiência de intervenções educativas realizadas com grupo de hipertensos de uma Unidade Básica de Saúde do município de Picos-PI/Brasil. Metodologia: relato de experiência resultado da implementação de intervenções educativas desenvolvidas entre os meses de outubro e novembro de 2015, por meio de ações grupais direcionadas aos hipertensos, sendo realizados cinco encontros. Resultados: a experiência evidenciou a satisfação dos hipertensos em participar de estratégias educativas como esta, no entanto houve baixa adesão, tendo em vista a grande representatividade dos mesmos na área adstrita a Unidade Básica de Saúde, na qual as práticas foram desenvolvidas, fazendo-se necessárias estratégias que propiciem a maior adesão dessa comunidade as ações de educação em saúde. Os profissionais de saúde precisam ser mais sensibilizados a valorizar e aprimorar suas práticas pedagógicas, visando a disseminação do conhecimento e sensibilização da comunidade. Conclusão: estratégias de educação são fundamentais ao tratamento de pessoas com doenças crônicas, em especial a hipertensão, pois disseminam o conhecimento necessário ao manejo da doença, favorecendo a minimização de complicações, além do aumento da qualidade e expectativa de vida.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

1.
Loisláyne Barros Leal, Eduardo Carvalho de Souza, Katyane Leite Alves Pereira, Nahadja Tahaynara Barros Leal, Ana Luiza Barbosa Negreiros, Ana Roberta Vilarouca da Silva. Educational intervention performed with hypertensive of a Family Health Strategy . Rev Enferm UFPI [Internet]. 23º de outubro de 2020 [citado 3º de julho de 2024];5(3). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/403

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

<< < 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.