Perspective of nursing students on curricular training

Autores

  • Luana Feitosa Mourão, Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes, Layze Braz de Oliveira, Érika Wanessa Andrade Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Estágio clínico, Educação em enfermagem, Enfermagem

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i1.2741

Objetivo: Caracterizar o estágio curricular desenvolvido no Curso de Enfermagem de uma instituição pública de ensino. Metodologia: Estudo exploratório descritivo, cuja população constituiu-se de 61 alunos do curso de enfermagem do 8º e 9º período matriculados no estágio curricular. A amostra foi de 44 alunos que concordaram em responder um formulário com questões abertas e fechadas. Os resultados foram digitados no Excel versão 2010 e organizados em tabelas e gráficos. Resultados: A maioria dos alunos era do sexo feminino, com faixa etária entre 21 a 26 anos. A realização do estágio foi predominantemente, em instituições hospitalares.Ao serem questionados sobre a infraestrutura física das instituições em que
estagiaram os alunos referiram (43,2%) como adequadas e (43,2%) parcialmente adequadas. As relações interpessoais entre alunos, professores, equipe de saúde e pacientes foram relatadas como adequadas. Em relação à segurança no desenvolvimento das práticas no estágio (55%)dos alunos relataram que desenvolveram as práticas com segurança, (43%) com segurança parcial e (2%) com insegurança. A maioria referiu que no estágio os conteúdos teóricos ministrados foram parcialmente aplicados. Conclusão: O estágio curricular apresentou aspectos que favorecem a aprendizagem dos alunos, todavia verificou-se uma centralidade do hospital como campo de prática do estágio. 

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

1.
Luana Feitosa Mourão, Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes, Layze Braz de Oliveira, Érika Wanessa Andrade. Perspective of nursing students on curricular training . Rev Enferm UFPI [Internet]. 5º de outubro de 2020 [citado 4º de novembro de 2024];4(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/239

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 36 37 38 39 40 41 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.