A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS NA PRÁTICA MÉDICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2125Palabras clave:
Hans Jonas, princípio responsabilidade, medicina, técnicaResumen
O filósofo alemão Hans Jonas dedica-se a questões que estão na agenda da discussão ética contemporânea. Sua teoria ético-metafísica, explicitada no livro O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização contemporânea retoma e amplia as indagações a respeito da relação existente entre homem e técnica na modernidade. O ponto de partida da sua tese é a afirmação de que as novas dimensões do agir humano – ocasionadas pela tecnologia – tornaram possível a realização de ações de grande impacto tanto ao globo terrestre quanto no próprio homem. Questões como clonagem, manipulação genética, controle de comportamento, entre outras, mostram como a humanidade pode recriar um novo modelo humano. A partir destes pressupostos, este artigo concentra-se nas questões bioéticas mais especificamente no campo da medicina. Nossa pretensão é mostrar como Jonas propõe a aplicação de sua teoria moral na prática médica.
Citas
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Hans Jonas: Por que a técnica moderna é um objeto para a ética.Departamento de filosofia – IFCH/ Unicamp. 1999.
JONAS, Hans. O princípio responsabilidade; ensaio de uma ética para a civilização contemporânea.Trad. Marijane Lisboa, Luis Barros Montes. Rio de janeiro: contraponto: Ed. PUC – Rio,2006.
__________. Ética, medicina e técnica. Tradução: António Fernando Cascais Ed. Vega.Primeira edição, 1994. Lisboa.
_________ O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. Trad. CarlosAlmeida Pereira. Petrópolis: Vozes, 2004.
__________. O fardo e a benção da mortalidade. Princípios. Revista de filosofia. Vol.16. N.25.Pag. 266-281. Jan.2009
MIRANDA, Ângela. O ético da condição humana na era da civilização tecnológica. RevistaInternacional Interdisciplinar. Vol. 6. N.1 Pag. 48-73 jan.2009.
ROSALES RODRÍGUEZ, Amán. Naturaleza orgánica y responsabilidade ética: Hans Jonas y Suncríticos. Trans/ Form/Ação, São Paulo. Pag. 97-111. 2004.
RUSS, Jacqueline. Pensamento ético contemporâneo. Trad. Constança Marcondes Cesar. SãoPaulo, 1999.