‘FORWARD’ IN THE NAME OF GOD: ISSUE IN EMAIL ETHICS

Autores/as

  • Prabhu Venkataraman

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v3i6.2104

Palabras clave:

Ética da computação, Ética da Tecnologia da Informação, E-mail

Resumen

Ética da computação, ou mais amplamente ética da tecnologia da informação (IT), é frequentemente voltada para questões sobre privacidade, acurácia, propriedade e acessibilidade, bem com estruturação de políticas e regras relativas a essas características. Embora questões éticas sobre tais tópicos sejam importantes, questões sobre ética da TI aplicam-se mais amplamente. O propósito da ética não é apenas esboçar novas políticas ou códigos legais; pretende também investigar e trazer à luz para deliberações éticas aquelas questões que escaparam das formulações de políticas ou da introspecção humana. Este artigo tenta enfrentar uma dessas questões éticas: ética do correio eletrônico (ou e-mail) e uma de suas características – o “Encaminhar”. Como um domínio da ética aplicada, tentei usar alguns exemplos de e-mails encaminhados. Através da análise das amostras de e- mails dados, I defendo que (1) essa questão do “encaminhado” permanece de fora do domínio da estruturação de políticas éticas e (2) que é uma matéria para reflexão ética. Trabalhei essa questão ética buscando estabelecer um critério para julgar se o ato de alguém “Encaminhar” uma mensagem de e-mail é um ato ético ou não.

 

Citas

Anderson, S. (2006, February 10). Coercion. Retrieved January 24, 2010, from Stanford Encycloapedia of Philosophy: http://plato.stanford.edu/entries/coercion/

Aristotle. (1994-2009). Nicomachean Ethics. Retrieved December 30, 2009, from Internet Classics Archive: http://classics.mit.edu/Aristotle/nicomachaen.3.iii.html

Brenner, R. (2005, April 6). Email Ethics; workplace ethics. Retrieved May 12, 2007, from Chaco Canyon Consulting: http://www.chacocanyon.com/pointlookout/050406.shtml Bynum, T. W. (1998). The Emerging Field of Global Information Ethics. In G. Collste, Ethics and Information Technology (pp. 13-23). Delhi: New Academic Publishers. Hoffman, J., & Graham, P. (2007). Introduction to Political Theory. NewDelhi: Pearson Education.

Lexell, J. (2003). Email Ethics: The Basis of Permission Marketing. Retrieved August 15, 2007, from businessmaillists.com: http://www.businessemaillists.com/articles/permission- basics.asp

Publicado

2012-03-09

Cómo citar

Venkataraman, P. . (2012). ‘FORWARD’ IN THE NAME OF GOD: ISSUE IN EMAIL ETHICS. Cadernos Do PET Filosofia, 3(6), 70–78. https://doi.org/10.26694/pet.v3i6.2104

Número

Sección

ARTIGOS/ VARIA

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.