PRESSUPOSTOS PARA SE PENSAR A QUESTÃO DA TÉCNICA EM SER E TEMPO

Autores/as

  • Poliana Emanuela da Costa

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v4i8.2069

Palabras clave:

Heidegger, Ser, Técnica moderna

Resumen

Partindo do pressuposto que o Ser é notavelmente o escopo de toda a filosofia de Heidegger, este artigo procura indicar traços pontuais daquela que foi considerada o maior labor intelectual de sua vida: Ser e Tempo. Com o intuito de explorar o projeto da analítica existencial, Heidegger lança mão de dois conceitos, o de manualidade e circunvisão. Trata-se de explicitar, a partir desses conceitos contidos na obra Ser e Tempo a contribuição original do filósofo para o diagnóstico crítico da modernidade e para posteriores aprofundamentos filosóficos sobre a técnica moderna. Por fim, a comunicação indicará à luz da discussão realizada a partir das reflexões de Heidegger, uma alternativa possível para outro modo de lidar com a técnica, não desprezando sua importância para as modificações e desenvolvimento do homem e da natureza, mas tampouco absolutizando o modo como a técnica modifica a interação do homem com o mundo em que habita.

 

Citas

CASANOVA, Marco Antônio. Nada a caminho: impessoalidade, niilismo e técnica na obra de MartinHeidegger. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

HEIDEGGER, Martin. A época das imagens de mundo. Trad. Claudia Drucker. Disponível em:http://www.imagomundi.com.br/filo/heidegger_imagens.pdf. Acessado 19/02/2012.

. A questão da técnica. In: Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2008.

. Construir, habitar, pensar. In: Ensaios e conferências. Trad. Márcia de Sá CavalcanteSchuback. Petrópolis: Vozes, 2008

. Ser e tempo. Vols. 1 e 2. Trad. Márcia Sá Cavalcante Shuback. Petrópolis: Vozes,1998.

INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Trad. Luisa Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

SAFRANSKY, Rüdiger. Heidegger, um filósofo da Alemanha entre o bem e o mal. Trad.Lya Luft. São Paulo: Geração Editorial, 2000.

STEIN, Ernildo. Pensar é pensar a diferença: filosofia e conhecimento empírico. 2. ed.Ijuí: Ed. Unijuí,2006.

Publicado

2014-04-03

Cómo citar

Costa, P. E. da . (2014). PRESSUPOSTOS PARA SE PENSAR A QUESTÃO DA TÉCNICA EM SER E TEMPO. Cadernos Do PET Filosofia, 4(8), 21–26. https://doi.org/10.26694/pet.v4i8.2069

Número

Sección

ARTIGOS/ VARIA

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.