JUSTIÇA COMO VIRTUDE E BEM-ESTAR: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA DE ALASDAIR MACINTYRE

Autores

  • João Caetano Linhares

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v4i8.2072

Palavras-chave:

Justiça, Comunidade Moral, Bem-estar

Resumo

Hoje não dispomos de um conceito único compartilhado do que significa justiça, e isto devido ao fato das sociedades atuais serem  pluralistas.  Tal fato gerou uma separação entre as esferas morais e políticas e consequentemente o termo “justo” tem hoje dois pelo menos dois sentidos mais amplos e distintos, um moral e outro político. O presente artigo tem o objetivo de fornecer um rápido esboço do debate em torno desses sentidos para o conceito de justiça a partir do horizonte da teoria de Alasdair MacIntyre.

Referências

KYMLICKA, Will. Filosofia Política contemporânea. Tradução: Luís Carlos Borges; Revisão da tradução Marylene Pinto Michael. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MACINTYRE, Alasdair. Depois da Virtude: um estudo em teoria moral. Tradução de Jussara Simões e revisão técnica de Helder Buenos Aires de Carvalho. Bauru, SP. Edusc,2001.

. A short history of Ethics: A History of Moral Philosophy from the Homeric age to the Twentieth Century. Second edition. Notre Dame Press. 2002.

RORTY, Richard. Contingência, Ironia e Solidariedade. Tradução: Nuno Fonseca. Editorial Presença, 1992.

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Caetano Linhares, J. . (2014). JUSTIÇA COMO VIRTUDE E BEM-ESTAR: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA DE ALASDAIR MACINTYRE. Cadernos Do PET Filosofia, 4(8), 46–51. https://doi.org/10.26694/pet.v4i8.2072

Edição

Seção

ARTIGOS/ VARIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.