A IDEIA TOTALITÁRIA DO “TUDO É POSSÍVEL”

Conteúdo do artigo principal

José João Neves Barbosa Vicente

Resumo

A partir da obra Origens do totalitarismo de Arendt, este estudo apresenta a ideia totalitária do “tudo é possível” e a sua colocação em prática no século XX, em nome de um projeto político de dominação total que considerou o homem como um ser supérfluo com o qual se poderia fazer qualquer coisa, inclusive transformá-lo em um indivíduo capaz de obedecer cegamente aos princípios ideológicos do governo totalitário encarnados na pessoa do “chefe”. Mas, por outro lado também, este estudo apresenta o posicionamento de Arendt que inverte a ideia totalitária do “tudo é possível” para pensar uma nova política que seja o inverso radical do totalitarismo, uma política na qual todos possam manifestar a sua liberdade através de ação e do discurso na presença de seus pares; para isso, a nossa autora aposta na capacidade humana de “começar algo novo” com seus próprios recursos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barbosa Vicente, J. J. N. . (2016). A IDEIA TOTALITÁRIA DO “TUDO É POSSÍVEL”. Cadernos Do PET Filosofia, 7(13), 01-10. https://doi.org/10.26694/pet.v7i13.2014
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

José João Neves Barbosa Vicente, UFRB

Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Referências

AGUIAR, Odílio Alves. Filosofia e política no pensamento de Hannah Arendt. Fortaleza: EUFC,2001.

ARENDT, H. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CASTORIADIS, Cornelius. Os destinos do totalitarismo. In: Os destinos do totalitarismo e outros escritos. Trad. Zila Bernd e Elvio Funk. Porto Alegre: L e PM, 1985.

KARIEL, Henry. Aspectos do pensamento político moderno. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

KRISTEVA, J. O gênio feminino. Trad. Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. ORWELL. George. 1984. Trad. Wilson Veloso. São Paulo: Companhias das Letras, 1985.

RICOEUR, Paul. A crítica e a convicção. Trad. Antônio Hall. Lisboa: 70, 1995.

. O si-mesmo como um outro. Trad. Lucy Cesar. São Paulo: Papirus, 1991.

ROVIELLO, Anne-Marie. Senso comum e modernidade em Hannah Arendt. Trad. Benedicte Hovart e João Felipe Marques. Lisboa: Piaget, 1990.

TOCQUEVILLE, Alex. A democracia na América. Trad. Neil Ribeiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1977.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Trad. Elias Ferreira Edel. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.