Pensamento crítico como epistemologia aplicada

Realocando o pensamento crítico no panorama filosófico

Autores/as

  • Mark Battersby Capilano University
  • Rodrigo Freitas Costa Canal FAFIL/IFCH/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol15i34.5952

Palabras clave:

Epistemologia aplicada, Pensamento Crítico, Lógica informal

Resumen

Tradução para o português do artigo “Critical Thinking as Applied Epistemology” do epistemólogo Mark Battersby. É um dos artigos fundadores da abordagem epistemologicamente motivada do pensamento crítico. Fez contribuições inéditas para a época e necessárias atualmente, fomentando não apenas a fundação de subdisciplinas da epistemologia, mas sobretudo incentivando corretamente que o Pensamento Crítico não se resume a mera instrução e correção pedagógico-cognitiva, consistindo em um projeto de aplicar normas epistemológicas em nossas atividades cotidianas epistêmicas, cujo nome correto seria Epistemologia Aplicada. Começa argumentando por analogia explicitando como ocorreu a reconfiguração da Filosofia Moral no último século em termos de ética normativa, metaética e ética aplicada, evidenciando que o mesmo tem ocorrido com a Epistemologia nas últimas décadas. Por fim, revela a epistemologia subjacente às teorias do pensamento crítico para argumentar que consistem em um esforço significativo de oferecer respostas a questões comuns sobre o que devemos acreditar e como devemos acreditar no que acreditamos.

Biografía del autor/a

Mark Battersby, Capilano University

Mark Battersby é professor emérito da Capilano University, onde se aposentou e lecionou por mais de 40 anos. Ele também lecionou pensamento crítico na Universidade da Colúmbia Britânica, na Universidade Simon Fraser e na Universidade de Stanford.

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Mark-Battersby

https://capilanou.academia.edu/Battersby

Rodrigo Freitas Costa Canal, FAFIL/IFCH/UFPA

Doutor (UFPR), mestre (UNESP) e graduado (UFSJ/Licenciatura e Bacharelado) em filosofia. Professor Adjunto da Faculdade de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Têm desenvolvido pesquisas principalmente nos seguintes temas: programas filosóficos de estudos dos fenômenos mentais, como o programa de filosofia da mente de John Searle, e sobre os campos Informal Logic, Argumentation Theory e Critical Thinking, com especial interesse na epistemological approach to argumentation and critical thinking.

Citas

ALSTON, William P. Meta-Ethics and Meta-Epistemology. In: GOLDMAN, A. I; KIM, J. Values and Morals. Dordbrecht: D. Reidel Publishing, 1978. p. 275-297.

AUSTIN, J. L. Other Minds. In: URMSON, J; WARNOCK, G (Orgs). Philosophical Papers, Oxford: Oxford University Press, 1979. p. 77-116.

BATTERSBY, Mark. Assessing Expert Claims: Critical Thinking and the Appeal to Authority. In: Proceedings Montclair College Conference on Critical Thinking. New Jersey: Montclair State College, 1988.

BAILIN, Sharon. Creative and Critical Thinking. Informal Logic, v.9, n.1, p. 23-30, 1987.

BRANDT, Richard. Epistemology and Ethics, Parallel Between. In: EDWARDS, Paul. The Encyclopedia of Philosophy. New York: Macmillan, 1967. p. 6-8.

FRANKENA, William. Ethics. New Jersey: Prentice-Hall, 1973.

GIERE, Ronald. Understanding Scientific Reasoning. New York: Rinehart, 1984.

GOVIER, Trudy. Selected Issues in Logic and Communication. Belmont: Wadsworth, 1987.

HARDWIG, John. Epistemic Dependence. Journal of Philosophy, v.82, n.7, p.335-349. 1985.

HUME, David. Enquiry Concerning Human Understanding, 1748.

JAMES, William. The Will to Believe and Other Essays in Popular Philosophy. New York: Longmans, 1896.

MCPECK, John E. Critical Thinking and Education. Oxford: Martin Robertson, 1981.

POLANYI, Michael; Harry Prosch. Meaning. Chicago: University of Chicago Press, 1975.

RAWLS, John. A Theory of Justice. Cambridge: Harvard University Press, 1971.

SIEGEL, Harvey S. Educating Reason: Critical Thinking, Informal Logic and the Philosophy of Education. Informal Logic, v.7, n. 2/3, p. 69-83, 1985.

______. Educating Reason: Rationality, Critical Thinking, and Education. New York: Routledge, 1988.

THOMSON, Judith J. A Defense of Abortion, Philosophy and Public Affairs, v. 1, p. 47-64, 1971.

WEDDLE, Perry. Fact from Opinion, Informal Logic, v.7, n.1, p.19-26, 1985.

Publicado

2024-08-16

Cómo citar

BATTERSBY, Mark; FREITAS COSTA CANAL, Rodrigo. Pensamento crítico como epistemologia aplicada: Realocando o pensamento crítico no panorama filosófico. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 234–244, 2024. DOI: 10.26694/pensando.vol15i34.5952. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/5952. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.