Do “Eu” ao “Nós”

O desenvolvimento da intencionalidade compartilhada e do pensamento objetivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i32.4256

Palabras clave:

Michael Tomazello, Intencionalidade compartilhada, Pensamento objetivo, Interação

Resumen

O objetivo deste artigo é o de apresentar como Michael Tomasello explica, à luz da teoria da evolução, o desenvolvimento da intencionalidade compartilhada e os desdobramentos dela na organização da vida humana e no desenvolvimento de um pensamento objetivo. Na primeira parte do artigo, será abordada a formação da intencionalidade compartilhada, tanto do ponto de vista do indivíduo quanto do ponto de vista da espécie. A seguir, veremos como essa capacidade permite o desenvolvimento da habilidade para uma “leitura de mentes” e para a capacidade de metarrepresentar. Estas habilidades nos permitem atribuir intenções a terceiros e ver o mundo pela perspectiva de outro indivíduo. Por fim, veremos que o desenvolvimento destas habilidades possibilitou o desenvolvimento de um pensamento objetivo, ampliou a complexidade das capacidades humanas já existentes (como a linguagem) e possibilitou novas e elevadas formas de sociabilidade e organização, com o desenvolvimento da cultura e da moral.

Biografía del autor/a

Viviane Zarembski Braga, Instituto Federal do Tocantins

Doutorado en Filosofía (UNISINOS)

 

Citas

ABRANTES, Paulo C. A psicologia de senso comum em cenários para a evolução humana. Manuscrito – Rev. Int. Fil., Campinas, v. 29, n. 1, p. 185-257, jan.-jun. 2006. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8643682/11198>. Acesso em: 15 nov. 2019.

ABRANTES, Paulo C. Evolução humana: estudos filosóficos. Rev. Filos. Aurora, Curitiba, v. 25, n. 36, p. 75-105, jan./-jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/583/514>. Acesso em: 11 Nov. 2019.

ABRANTES, Paulo C. Natureza e cultura. Ciência & Ambiente, Santa Maria, n. 48, p. 7-21, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/19403>. Acesso em: 11 Nov 2019.

ABRANTES, Paulo C. Uma mente embebida na cultura. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, v. 6, n.1, p. 9-48, jul. 2018. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/18649/20240>. Acesso em: 10 mar. 2019.

DAVIDSON, Donald. Rational Animals. In: DAVIDSON, Donald. Subjective, Intersubjective, Objective. Oxford: Clarendon Press, 2001. p. 95-105.

DAVIDSON, Donald. Three Varieties of Knowledge. In: DAVIDSON, Donald. Subjective, Intersubjective, Objective. Oxford: Clarendon Press, 2001. p. 205-220.

DAVIDSON, Donald. The Problem of Objectivity. In: DAVIDSON, Donald. Problems of Rationality. Oxford: Clarendon Press, 2004. p. 3-18.

DENNETT, Daniel C. Intentional systems in cognitive ethology: the “panglossian paradigm” defended. Behavioural and Brain Sciences, v. 6, p. 343-90, 1983. Disponível em: <https://ase.tufts.edu/cogstud/dennett/papers/Intentionalsystems1983.pdf>. Acesso em: 10 Out. 2019.

DENNETT, Daniel C. Making Tools for Thinking. In: SPERBER, Dan (Ed.). Metarepresentations: a multidisciplinary perspective. New York: Oxford University Press, 2000. p. 17-29.

DUNBAR, Robin. Culture, honesty and the freerider problem. In: DUNBAR, Robin; KNIGHT, Chris; POWER, Camilla (ed.). The evolution of culture: An interdisciplinary view. New Brunswick: Rutgers University Press, 1999. p. 194-213.

DUNBAR, Robin. On the origin of the human mind. In: CARRUTHERS, Peter; CHAMBERLAIN, Andrew (Eds). Evolution and the human mind: modularity, language and meta-cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 238-253.

EVERETT, Daniel L. How language began: the history of humanity’s greatest invention. New York: Liveright Publishing Corporation, 2017.

GREENE, Joshua. Moral Tribes: emotion, reason and the gap between us and them. New York: The Penguin Press, 2013.

MAMELI, Matteo. Modules and Mindreaders. Biology and Philosophy, Netherlands, v. 16, n. 3, p. 377–393, 2001. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1023%2FA%3A1010605410437>. Acesso em: 10 Nov. 2019.

MAMELI, Matteo. Mindreading, Mindshaping, and Evolution. Biology and Philosophy, Netherlands, v. 16, n. 3, p. 597-628, 2001. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1023%2FA%3A1012203830990>. Acesso em: 10 Nov. 2019.

MERCIER, Hugo; SPERBER, Dan. Why do humans reason? Arguments for an argumentative theory. Behavioral and Brain Sciences. v. 34, 2011, p. 57-111. Disponível em: <https://www.dan.sperber.fr/wp-content/uploads/2009/10/MercierSperberWhydohumansreason.pdf>. Acesso em: 26 Fev. 2019.

MERCIER, Hugo; SPERBER, Dan. Reasoning as a social competence. In: H. Landemore, H.; Elster, J. (eds.). Collective Wisdom: Principles and Mechanisms. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 368-392. Disponível em: <http://www.dan.sperber.fr/wp-content/uploads/2012_mercier_reasoning-as-a-social-competence.pdf>. Acesso em: 25 Dez. 2019.

MERCIER, Hugo; SPERBER, Dan. The Enigma of Reason. Cambridge, Massachusetts, 2017.

NAGEL, Thomas. The view from nowhere. New York: Oxford University Press, 1989.

ORIGGI, Gloria; SPERBER, Dan. Evolution, communication and the function of language. In: CARRUTHERS, Peter; CHAMBERLAIN, Andrew (Eds). Evolution and the human mind: modularity, language and meta-cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 140-169.

SPERBER, Dan. Metarepresentations in an Evolutionary Perspective. In: SPERBER, Dan (Ed.). Metarepresentations: a multidisciplinary perspective. New York: Oxford University Press, 2000. p. 117-137.

STERELNY, Kim. Thought in a Hostile World: The Evolution of Human Cognition. Malden: Blackwell Publishing, 2003.

TOMASELLO, Michael. The cultural origins of human cognition. London: Harvard University Press, 1999.

TOMASELLO, Michael. Origins of human communication. Cambridge: The MIT Press, 2008.

TOMASELLO, Michael. A natural history of human thinking. Cambridge, London: Harvard University Press, 2014.

TOMASELLO, Michael. A natural history of human morality. Cambridge, London: Harvard University Press, 2016.

TOMASELLO, Michael. Commentary on Philip Pettit’s The Birth of Ethics. In: PETTIT, Philip. The birth of ethics: reconstructing the role and nature of morality. New York: Oxford University Press, 2018. p. 333-346.

TOMASELLO, Michael. How children come to understand false beliefs: A shared intentionality account. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 115, n. 34, p. 8491-8498. Agosto 2018. Disponível em: <https://www.pnas.org/content/pnas/115/34/8491.full.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2019.

TOMASELLO, Michael. Becoming human: A theory of ontogeny. Cambridge, London: Harvard University Press, 2019. Livro eletrônico.

TOMASELLO, Michael. The role of roles in uniquely human cognition and sociality. J Theory Soc Behav, Early View, p. 1-18, 2019. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jtsb.12223>. Acesso em: 20 nov. 2019.

TOMASELLO, Michael; GONZALEZ-CABRERA, Ivan. The Role of Ontogeny in the Evolution of Human Cooperation. Human Nature, v. 28, n. 3, p. 274-288, Setembro 2017. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs12110-017-9291-1>. Acesso em: 04 Ago. 2018.

TOMASELLO, Michael; KRUGER, Ann Caie; RATNER, Hillary Horn. Cultural learning. Behavioral and Brain Sciences, v. 16, p. 495-552, 1993. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/231950897_Cultural_Learning/link/0f317537fc34a2765b000000/download>. Acesso em: 31 Out. 2019.

TUGENDHAT, Ernst. Wittgenstein II: a saída da campânula. Novos Estudos CEBRAP, n. 33, p. 249-266, julho de 1992. Disponível em: <http://novosestudos.uol.com.br/produto/edicao-33/>. Acesso em: 18 Nov. 2017.

TUGENDHAT, Ernst. Wittgenstein II: der Ausweg aus dem Fliegenglas. In: TUGENDHAT, Ernst. Selbstbewusstsein und Selbstbestimmung: Sprachanalytische Interpretationen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997. p. 114-136.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophische Untersuchung; Philosophical Investigations. Malden: Blackwell Publishers, 1999. Edição bilíngue.

Publicado

2023-09-22

Cómo citar

ZAREMBSKI BRAGA, Viviane. Do “Eu” ao “Nós”: O desenvolvimento da intencionalidade compartilhada e do pensamento objetivo. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 120–140, 2023. DOI: 10.26694/pensando.vol14i32.4256. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4256. Acesso em: 2 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS/VARIA

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.