FILOSOFIA E LIBERDADE: A VIDA PARTEJANDO VIDA, OU SOBRE O ESTUDAR/LECIONAR FILOSOFIA FILOSOFICAMENTE

Autores/as

  • Marcos Érico de Araújo Silva UERN

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v11i24.8946

Palabras clave:

Mesmidade, Vida filosófica, Filosofar, Ensino de Filosofia

Resumen

O artigo procura meditar a imbricação de filosofia e liberdade como e enquanto um movimento desde a vida indeterminada ou apática para a singularização de uma Vida determinada, qualificando-a como Vida filosófica. Vida filosófica como perfazendo um modo de ser no estudar/lecionar filosofia filosoficamente. Esta forma de Vida filosófica imita o modo de ser de toda obra filosófica consagrada pela Tradição: em tudo que o filósofo diz, pensa, ou escreve está em jogo o movimento do caçar a mesmidade da filosofia. O estudo filosófico da filosofia se empenha não nas muitas filosofias, mas na análise meditativa de uma filosofia, e, a partir do aprendizado da tematização do mesmo que aí acontece, então, acessamos todas as filosofias a partir de uma filosofia. Por fim, dialogaremos com Hannah Arendt sobre seu testemunho do magistério de Heidegger. Muitos filósofos contemporâneos, clássicos na História da Filosofia, foram seus alunos comprovando a eficácia do magistério heideggeriano. Por que no atual contexto brasileiro de discussões sobre Filosofia do Ensino de Filosofia isto tem surpreendentemente tão pouca repercussão e valorização?

Citas

ANAXIMANDRO; PARMÊNIDES; HERÁCLITO. Os pensadores originários: Anaximandro, Parmênides, Heráclito. 3ª ed. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, e Sérgio Wrublewski. Introdução de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 79, Fragmento 72.

ARENDT, Hannah. “Martin Heidegger faz oitenta anos”. In: Homens em tempos sombrios. Tradução de Denise Bottmann. Posfácio de Celso Lafer. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BERGSON, Henri. ‘A intuição filosófica”. In: O pensamento e o movente: ensaios e conferências. Tradução de Bento Prado Neto. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BERGSON, Henri. "L’intuition philosophique”. In: La pensée et le mouvant: essais et conférences. Paris: PUF, 1938, p. 126.

HARADA, Hermógenes, “2. Linha de informação e linha de reflexão, um equívoco da classificação”. In: De estudo, anotações obsoletas: a busca da identidade humana e franciscana. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Universidade São Francisco; Curitiba: Instituto de Filosofia São Boaventura, 2009, p. 49-54.

HARADA, Hermógenes. “De como Estudar”. In: Rev. Filosófica São Boaventura. Curitiba, v. 4, n. 2, p. 11-76, jul./dez. 2011, p.58.

HEIDEGGER, Martin. “Brief über den ‘Humanismus’. In: Wegmarken, GA 9, Vittorio Klostermann, Frankfurt am Main, 1976, p. 167.

HEIDEGGER, Martin. Heráclito: a origem do pensamento ocidental, Lógica. A doutrina heraclítica do logos. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Doutrina de Kant dos princípios transcendentais. Tradução de Carlos Morujão. Lisboa: Edições 70, 2002, p. 75-82.

HEIDEGGER, Martin. Principios metafísicos de la lógica. Traducción de Juan José García Norro. Madrid: Editorial Síntesis, 2007.

HEIDEGGER, Martin. “Carta sobre o humanismo”. In: Marcas do caminho. Tradução de Enio Paulo Giachini, e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008a.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à filosofia. Tradução de Marco Antônio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

HEIDEGGER, Martin. Ejercitación en el pensamento filosófico: ejercicíos en el semestre de invierno de 1941-1942. Traducción de Alberto Ciria. Barcelona: Herder, 2011.

JASPERS, Karl. Autobiografía filosófica. Traducción de Pablo Simon. Buenos Aires: Editorial Sur, 1964.

JASPERS, Karl. Iniciação filosófica. 4ª ed. Tradução de Manuela Pinto dos Santos. Lisboa: Guimarães Editores, 1976.

KIERKEGAARD, Søren. Johannes Climacus ou É preciso duvidar de tudo. Tradução de Sílvia Saviano Sampaio e Álvaro Luiz Montenegro Valls. Prefácios e notas de Jacques Lafarge. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KIERKEGAARD, Søren. As obras do amor: algumas considerações cristãs em forma de discursos. Tradutor Álvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.

KIERKEGAARD, Søren. La enfermedad mortal: una exposición Cristiano-psicológica para edificar y despertar. Traducción de Demetrio Gutiérrez Rivero. Madrid: Trotta, 2008.

KIERKEGAARD, Søren. Pós-escrito conclusivo não científico às migalhas filosóficas: coletânea mímico-patético-dialética, contribuição existencial, por Johannes Climacus. Vol. 1. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Marília Murta de Almeida. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2013.

KIERKEGAARD, Søren. “Kjerlighedens Gjerninger”. In: Søren Kierkegaards Skrifter Elektronisk. Version 1.6, 2011 (SKS 9), p. 354. Disponível em: http://sks.dk/KG/txt.xml. Acesso: 07/06/2019.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

NIETZSCHE, Friedrich. “III Consideração intempestiva: Schopenhauer como educador”. In: SOBRINHO, Noéli Correia de Melo (Org.). Escritos sobre educação. 3ª ed. Tradução de Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2007.

NOBRE, Marcos; TERRA, Ricardo. Ensinar filosofia: uma conversa sobre aprender a aprender. Campinas: Papirus, 2007.

ORTEGA Y GASSET, José. “Origen y epílogo de la filosofia”. In: Obras completas. Tomo IX (1960-1962). 2ª ed. Madrid: Revista de Occidente, 1965 (OC 9).

PLATÃO. Carta VII. Tradução de José Trindade Santos, e Juvino Maia Jr. Introdução de Terence H. Irwin. São Paulo: Loyola; Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2008.

RICOEUR, Paul. História e verdade. Tradução de F. A. Ribeiro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1968.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

ARAÚJO SILVA, Marcos Érico de. FILOSOFIA E LIBERDADE: A VIDA PARTEJANDO VIDA, OU SOBRE O ESTUDAR/LECIONAR FILOSOFIA FILOSOFICAMENTE. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 202–225, 2020. DOI: 10.26694/pensando.v11i24.8946. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3535. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

Artículos similares

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.