FENOMENOLOGIA LITERÁRIA E LITERATURA FENOMENOLÓGICA SARTRIANAS

Autores/as

  • Francisco Amsterdan Duarte da Silva UFC
  • Emanuel Ricardo Germano Nunes UFC

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v11i24.8645

Palabras clave:

fenomenologia, literatura, estética, ficção, filosofia sartriana

Resumen

A predominância dos temas literários e fenomenológicos nos textos sartrianos dos anos 1930 já chamou atenção de vários especialistas e comentadores da obra do autor. É notável, entretanto, como os exames dos textos dessa época contentam-se, no mais das vezes, em apontar o paralelismo ou a contemporaneidade entre fenomenologia e literatura ali presente, sem realçar a fundamentação que uma parece conferir à outra e que constitui uma das questões mais interessantes que a filosofia sartriana levanta. Há que se incluir, na verdade, a estética literária de Sartre na compreensão de suas teses fenomenológicas; teses estas que, por outro lado, fornecem o solo filosófico da literatura sartriana, em termos tanto de autoria quanto de crítica. O propósito deste artigo é demonstrar, assim, uma dependência ou, se quisermos, implicação mútua entre literatura e fenomenologia não apenas central em relação àquele período da produção de Sartre como, também, determinante para seus projetos teóricos e ficcionais ulteriores.

Citas

ARNOLD, James. “La nausée revisited”. In: The french review, vol. 39, n. 2, 1965, pp. 199-213.

BASTOS, Jackson Valentim. “Sartre, Faulkner e a técnica literária como expressão do humano”. In: Mimesis, Bauru, vol. 32, n. 1, 2001, pp. 19-28.

BEAUVOIR, Simone. La force de l’âge. Paris: Gallimard, 1960.

BERGSON, Henri. “L’évolution créatrice”. In: BERGSON, Henri. Œuvres. Paris: PUF, 2001.

CAMPOS, Carolina Mendes; ALT, Fernanda; EWALD, Ariane P. “A interrelação filosófico-literária do pensamento de Sartre: bases para uma psicologia fenomenológica do Eu”. In: Revista de abordagem gestáltica, Goiânia, vol. 15, n. 9, 2009, pp. 126-132.

CAMUS, Albert. “‘La nausée’ de Jean-Paul Sartre”. In: CAMUS, Albert. Essais. Paris: Éditions Gallimard et Calmann-Lévy, 1965.

CARROLL, Mark. “‘It is’: reflections on the role of music in Sartre’s ‘La nausée’”. In: Music & Letters, Oxford, vol. 87, n. 3, 2006, pp. 398-407.

CHATEAU, Dominique. Sartre et le cinéma. Paris: Séguier, 2005.

COHEN-SOLAL, Annie. Sartre. Trad. Milton Persson. São Paulo: L&PM Editores, 1986.

CONTAT, Michel; RYBALKA, Michel. “La nausée – Notice”. In SARTRE, Jean-Paul. Œuvres romanesques. Paris: Gallimard, 2009.

CONTAT, Michel; IDT, Geneviève. “Préface”. In SARTRE, Jean-Paul. Œuvres romanesques. Paris: Gallimard, 2009.

COOREBYTER, Vincent de. “Introduction”. In: SARTRE, Jean-Paul. La Transcendence de l'Ego et autres textes phénoménologiques. Paris: Librarie Philosophique J. Vrin, 2003.

CONNOR, J. D. “Sartre and Cinema: The grammar of commitment”. In: MLN. Baltimore, v. 116, n. 5, 2001, pp. 1045-1068.

DANELON, Márcio. “A temporalidade na constituição da consciência na antropologia sartriana”. In: Reflexão, Campinas, vol. 30, n. 87, 2005, pp. 95-110.

DESANTI, Jean-Toussait. “Sartre et Husserl ou les trois culs-de-sac de la phénoménologie transcendantale”. In: Les temps modernes, Paris, n. 632-633-634, 2005, pp. 571-584.

FAUTRIER, Pascale. Le cinéma de Sartre. http://www.fabula.org/lht/2/fautrier.html (último acesso em 11/03/19).

FRAJOLIET, Alain. “Literature and philosophy in Sartre’s early writings”. In: Sens public, 2007.

GERMANO, Emanuel Ricardo. A dimensão ética da revolta em Albert Camus: filosofia, política e arte. Fortaleza: EDUFC, 2012, p. 167.

HAMMEL, Yan. “Pour um roman français à l’américaine: Jean-Paul Sartre critique littéraire”. In: Études françaises, Montréal, vol. 43, n. 3, 2007, pp. 41-54.

JAMESON, Fredric. Sartre. The Origins of a Style. New Haven: Yale University Press, 1961.

MARTON, Scarlett. “Sartre: ontologia e historicidade”. In: O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, n. 21, 2007, pp. 5-19.

MOUTINHO, Luiz Damon Santos. Sartre: psicologia e fenomenologia. São Paulo: Brasiliense, 1995.

NOUDELMANN, François; PHILLIPE, Gilles. Dictionnaire Sartre. Paris: Honoré Champion, 2004.

OORE, Irène. “Sartre critique de Faulkner”. In: Dalhousie French Studies, Halifax, vol. 52, 2000, pp. 127-138.

POIANA, Peter. “The subject as symptom in Nausea”. In: ROLLS, Alistair; RECHNIEWSKI, Elizabeth (eds.). Sartre’s Nausea: text, context, intertext. Amsterdam: Rodopi, 2008.

PRADO JR., Bento. “Sartre e o destino histórico do ensaio”. In: SARTRE, Jean-Paul. Situações, I. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

PROUST, Marcel. Du coté de chez Swann. Paris: Gallimard, 1946.

SARTRE, Jean-Paul. “Apologie pour le cinéma. Défense et illustration d’un Art international”. In: SARTRE, Jean-Paul. Écrits de jeunesse, Paris: Gallimard, 1990.

SARTRE, Jean-Paul. “À propos de Le Bruit et la Fureur. La temporalité chez Faulkner”. In: SARTRE, Jean-Paul. Situations, I. Paris: Gallimard, 1973.

SARTRE, Jean-Paul. “Carnet Midy”. In: SARTRE, Jean-Paul. Écrits de jeunesse, Paris: Gallimard, 1990.

SARTRE, Jean-Paul. “Extraits inédits du film ‘Sartre par lui-même’”. In: SARTRE, Jean-Paul. Œuvres romanesques. Paris: Gallimard, 2009.

SARTRE, Jean-Paul. “L’âge de raison – Prière d’insérer”. In: SARTRE, Jean-Paul. Œuvres romanesques. Paris: Gallimard, 2009.

SARTRE, Jean-Paul. La nausée. Paris: Gallimard, 2004.

SARTRE, Jean-Paul. L’être et le néant. Paris: Gallimard, 1976.

SARTRE, Jean-Paul. “Motion Picture art”. In: SARTRE, Jean-Paul. The writings of Jean-Paul Sartre. Volume 2: Selected prose. Trad. Richard McCleary. Evanston: Northwestern University Press, 1974.

SARTRE, Jean-Paul. “Qu’est-ce que la littérature?”. In: SARTRE, Jean-Paul. Situations, II. Paris: Gallimard, 1968.

SARTRE, Jean-Paul. “Sartoris par W. Faulkner”. In: SARTRE, Jean-Paul. Situations, I. Paris: Gallimard, 1973.

SARTRE, Jean-Paul. “Sursis”. In: SARTRE, Jean-Paul. Œuvres romanesques. Paris: Gallimard, 2009.

SARTRE, Jean-Paul. “Une idée fondamentale de la phénoménologie de Husserl: l'intentionnalité”. In: SARTRE, Jean-Paul. La transcendence de l'Ego et autres textes phénoménologiques. Paris: Librarie Philosophique J. Vrin, 2003.

SHAKESPEARE, William. Macbeth. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

SICARD, Michel. Essais sur Sartre. Entretiens avec Sartre (1975-1979). Paris: Ed. Galilée, 1989.

SILVA, Franklin Leopoldo e. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

SILVA, Luciano Donizetti da. “Tempo e temporalidade na filosofia de Sartre”. In: Princípios, Natal, vol. 15, n. 24, 2008, pp. 225-248.

SKIRRY, Justin. “Sartre on William Faulkner’s metaphysics of time in ‘The sound and the fury’”. In: Sartre studies international, New York, vol. 7, n. 2, 2001, pp. 15-43.

SOUZA, Thana Mara de. “A presença da história no ‘primeiro’ Sartre: Roquentin e a náusea frente a ilusão da aventura histórica”. In: Princípios, Natal, v. 16, n. 26, 2009, pp. 87-105.

WEIDMANN, Artur Ricardo de Aguiar. “O efeito do jazz em A náusea de Jean-Paul Sartre”. In: ArteFilosofia, Ouro Preto, n. 21, 2016, pp. 145-159.

WOODS, George. “Sounds, ‘sounds, smells, degrees of light’: art and illumination in Nausea”. In: ROLLS, Alistair; RECHNIEWSKI, Elizabeth (eds.). Sartre’s Nausea: text, context, intertext. Amsterdam: Rodopi, 2008.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

AMSTERDAN DUARTE DA SILVA, Francisco; GERMANO NUNES, Emanuel Ricardo. FENOMENOLOGIA LITERÁRIA E LITERATURA FENOMENOLÓGICA SARTRIANAS. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 133–158, 2020. DOI: 10.26694/pensando.v11i24.8645. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3521. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.