Do “Eu” ao “Nós”

O desenvolvimento da intencionalidade compartilhada e do pensamento objetivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i32.4256

Palavras-chave:

Michael Tomazello, Intencionalidade compartilhada, Pensamento objetivo, Interação

Resumo

O objetivo deste artigo é o de apresentar como Michael Tomasello explica, à luz da teoria da evolução, o desenvolvimento da intencionalidade compartilhada e os desdobramentos dela na organização da vida humana e no desenvolvimento de um pensamento objetivo. Na primeira parte do artigo, será abordada a formação da intencionalidade compartilhada, tanto do ponto de vista do indivíduo quanto do ponto de vista da espécie. A seguir, veremos como essa capacidade permite o desenvolvimento da habilidade para uma “leitura de mentes” e para a capacidade de metarrepresentar. Estas habilidades nos permitem atribuir intenções a terceiros e ver o mundo pela perspectiva de outro indivíduo. Por fim, veremos que o desenvolvimento destas habilidades possibilitou o desenvolvimento de um pensamento objetivo, ampliou a complexidade das capacidades humanas já existentes (como a linguagem) e possibilitou novas e elevadas formas de sociabilidade e organização, com o desenvolvimento da cultura e da moral.

Biografia do Autor

Viviane Zarembski Braga, Instituto Federal do Tocantins

Doutora em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa integral CAPES/PROSUP. Realizou período de estágio sanduíche na Goethe-Universität Frankfurt am Main, com bolsa PDSE CAPES, pelo período de 6 meses. Possui graduação e mestrado em Filosofia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora substituta de Filosofia no IFTO, campus Palmas. Também atuou como professora de Filosofia na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, na cidade de Novo Hamburgo, durante os anos de 2011 a 2016. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Racionalidade.

Referências

ABRANTES, Paulo C. A psicologia de senso comum em cenários para a evolução humana. Manuscrito – Rev. Int. Fil., Campinas, v. 29, n. 1, p. 185-257, jan.-jun. 2006. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8643682/11198>. Acesso em: 15 nov. 2019.

ABRANTES, Paulo C. Evolução humana: estudos filosóficos. Rev. Filos. Aurora, Curitiba, v. 25, n. 36, p. 75-105, jan./-jun. 2013. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/583/514>. Acesso em: 11 Nov. 2019.

ABRANTES, Paulo C. Natureza e cultura. Ciência & Ambiente, Santa Maria, n. 48, p. 7-21, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/19403>. Acesso em: 11 Nov 2019.

ABRANTES, Paulo C. Uma mente embebida na cultura. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, v. 6, n.1, p. 9-48, jul. 2018. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/18649/20240>. Acesso em: 10 mar. 2019.

DAVIDSON, Donald. Rational Animals. In: DAVIDSON, Donald. Subjective, Intersubjective, Objective. Oxford: Clarendon Press, 2001. p. 95-105.

DAVIDSON, Donald. Three Varieties of Knowledge. In: DAVIDSON, Donald. Subjective, Intersubjective, Objective. Oxford: Clarendon Press, 2001. p. 205-220.

DAVIDSON, Donald. The Problem of Objectivity. In: DAVIDSON, Donald. Problems of Rationality. Oxford: Clarendon Press, 2004. p. 3-18.

DENNETT, Daniel C. Intentional systems in cognitive ethology: the “panglossian paradigm” defended. Behavioural and Brain Sciences, v. 6, p. 343-90, 1983. Disponível em: <https://ase.tufts.edu/cogstud/dennett/papers/Intentionalsystems1983.pdf>. Acesso em: 10 Out. 2019.

DENNETT, Daniel C. Making Tools for Thinking. In: SPERBER, Dan (Ed.). Metarepresentations: a multidisciplinary perspective. New York: Oxford University Press, 2000. p. 17-29.

DUNBAR, Robin. Culture, honesty and the freerider problem. In: DUNBAR, Robin; KNIGHT, Chris; POWER, Camilla (ed.). The evolution of culture: An interdisciplinary view. New Brunswick: Rutgers University Press, 1999. p. 194-213.

DUNBAR, Robin. On the origin of the human mind. In: CARRUTHERS, Peter; CHAMBERLAIN, Andrew (Eds). Evolution and the human mind: modularity, language and meta-cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 238-253.

EVERETT, Daniel L. How language began: the history of humanity’s greatest invention. New York: Liveright Publishing Corporation, 2017.

GREENE, Joshua. Moral Tribes: emotion, reason and the gap between us and them. New York: The Penguin Press, 2013.

MAMELI, Matteo. Modules and Mindreaders. Biology and Philosophy, Netherlands, v. 16, n. 3, p. 377–393, 2001. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1023%2FA%3A1010605410437>. Acesso em: 10 Nov. 2019.

MAMELI, Matteo. Mindreading, Mindshaping, and Evolution. Biology and Philosophy, Netherlands, v. 16, n. 3, p. 597-628, 2001. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1023%2FA%3A1012203830990>. Acesso em: 10 Nov. 2019.

MERCIER, Hugo; SPERBER, Dan. Why do humans reason? Arguments for an argumentative theory. Behavioral and Brain Sciences. v. 34, 2011, p. 57-111. Disponível em: <https://www.dan.sperber.fr/wp-content/uploads/2009/10/MercierSperberWhydohumansreason.pdf>. Acesso em: 26 Fev. 2019.

MERCIER, Hugo; SPERBER, Dan. Reasoning as a social competence. In: H. Landemore, H.; Elster, J. (eds.). Collective Wisdom: Principles and Mechanisms. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 368-392. Disponível em: <http://www.dan.sperber.fr/wp-content/uploads/2012_mercier_reasoning-as-a-social-competence.pdf>. Acesso em: 25 Dez. 2019.

MERCIER, Hugo; SPERBER, Dan. The Enigma of Reason. Cambridge, Massachusetts, 2017.

NAGEL, Thomas. The view from nowhere. New York: Oxford University Press, 1989.

ORIGGI, Gloria; SPERBER, Dan. Evolution, communication and the function of language. In: CARRUTHERS, Peter; CHAMBERLAIN, Andrew (Eds). Evolution and the human mind: modularity, language and meta-cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 140-169.

SPERBER, Dan. Metarepresentations in an Evolutionary Perspective. In: SPERBER, Dan (Ed.). Metarepresentations: a multidisciplinary perspective. New York: Oxford University Press, 2000. p. 117-137.

STERELNY, Kim. Thought in a Hostile World: The Evolution of Human Cognition. Malden: Blackwell Publishing, 2003.

TOMASELLO, Michael. The cultural origins of human cognition. London: Harvard University Press, 1999.

TOMASELLO, Michael. Origins of human communication. Cambridge: The MIT Press, 2008.

TOMASELLO, Michael. A natural history of human thinking. Cambridge, London: Harvard University Press, 2014.

TOMASELLO, Michael. A natural history of human morality. Cambridge, London: Harvard University Press, 2016.

TOMASELLO, Michael. Commentary on Philip Pettit’s The Birth of Ethics. In: PETTIT, Philip. The birth of ethics: reconstructing the role and nature of morality. New York: Oxford University Press, 2018. p. 333-346.

TOMASELLO, Michael. How children come to understand false beliefs: A shared intentionality account. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 115, n. 34, p. 8491-8498. Agosto 2018. Disponível em: <https://www.pnas.org/content/pnas/115/34/8491.full.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2019.

TOMASELLO, Michael. Becoming human: A theory of ontogeny. Cambridge, London: Harvard University Press, 2019. Livro eletrônico.

TOMASELLO, Michael. The role of roles in uniquely human cognition and sociality. J Theory Soc Behav, Early View, p. 1-18, 2019. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jtsb.12223>. Acesso em: 20 nov. 2019.

TOMASELLO, Michael; GONZALEZ-CABRERA, Ivan. The Role of Ontogeny in the Evolution of Human Cooperation. Human Nature, v. 28, n. 3, p. 274-288, Setembro 2017. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs12110-017-9291-1>. Acesso em: 04 Ago. 2018.

TOMASELLO, Michael; KRUGER, Ann Caie; RATNER, Hillary Horn. Cultural learning. Behavioral and Brain Sciences, v. 16, p. 495-552, 1993. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/231950897_Cultural_Learning/link/0f317537fc34a2765b000000/download>. Acesso em: 31 Out. 2019.

TUGENDHAT, Ernst. Wittgenstein II: a saída da campânula. Novos Estudos CEBRAP, n. 33, p. 249-266, julho de 1992. Disponível em: <http://novosestudos.uol.com.br/produto/edicao-33/>. Acesso em: 18 Nov. 2017.

TUGENDHAT, Ernst. Wittgenstein II: der Ausweg aus dem Fliegenglas. In: TUGENDHAT, Ernst. Selbstbewusstsein und Selbstbestimmung: Sprachanalytische Interpretationen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997. p. 114-136.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophische Untersuchung; Philosophical Investigations. Malden: Blackwell Publishers, 1999. Edição bilíngue.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

ZAREMBSKI BRAGA, V. . Do “Eu” ao “Nós”: O desenvolvimento da intencionalidade compartilhada e do pensamento objetivo. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 120-140, 2023. DOI: 10.26694/pensando.vol14i32.4256. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4256. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS/VARIA