O QUE O PRAGMATISMO SIGNIFICA PARA MIM: DEZ PRINCÍPIOS

Autores

  • Richard Shusterman Florida Atlantic University

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v10i20.8703

Palavras-chave:

Pluralismo, Melhorismo, Holismo, Experiência, Prática, Naturalismo

Resumo

O pragmatismo é uma tradição complexa, no interior da qual se trava um debate e cujos representantes defendem posições filosóficas das mais variadas, muitas vezes incompatíveis entre si. Este artigo expõe dez temas-chave que desempenham um papel essencial no pragmatismo, assim como o concebo, e, principalmente, tal como atraem a atenção das figuras principais do movimento pragmatista. Estes temas não estão listados pela ordem de sua importância, mas segundo a maneira que me pareceu ser a melhor para mostrar seu sentido e alcance, ao longo de uma apresentação breve, mas coerente. Aqui está a lista: 1) a natureza mutável, aberta e contingente da realidade; 2) o primado da ação, da prática e das intenções do ser humano até mesmo no domínio da reflexão teórica; 3) um naturalismo não redutor, que respeita o lugar do corpo; 4) uma abordagem anticartesiana,  oposta à busca da certeza e ao dualismo cartesiano; 5) a necessidade da comunidade, considerada uma condição necessária para a busca do conhecimento e para o acesso aos significados; 6) uma orientação empirista que reconhece o papel da experiência e da experimentação, tanto no campo da cognição, quanto em todos os outros campos da atividade humana; 7) uma orientação que privilegia o futuro; 8) uma atitude melhorista para com a teoria e a prática; 9) um abordagem holística que enfatiza a continuidade, em vez do dualismo, e que aborda o significado e a crença em relação com as totalidades apreendidas em seu contexto; 10) um pluralismo que valoriza a diversidade das práticas, dos valores e dos significados.

Referências

KLOPPENBERG, James. “Pragmatism: An Old Name for Some New Ways of Thinking.” Journal of American History 83, (1996).

SHUSTERMAN, Richard. Pragmatist Aesthetics: Living Beauty, Rethinking Art. 2nd ed. New York: Rowman and Littlefield, 2000 (1992).

______. Practicing Philosophy: Pragmatism and the Philosophical Life. New York: Routledge, 1997.

______. Body Consciousness: A Philosophy of Mindfulness and Somaesthetics. New York: Cambridge UP, 2008.

Downloads

Publicado

28-12-2019

Como Citar

SHUSTERMAN, Richard. O QUE O PRAGMATISMO SIGNIFICA PARA MIM: DEZ PRINCÍPIOS. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 106–111, 2019. DOI: 10.26694/pensando.v10i20.8703. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3486. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

TRADUÇÕES

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.