ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO - A PRÁXIS DE UM IF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3147

Palavras-chave:

Desafios, Aprendizagem, Língua estrangeira, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o estado de conhecimento sobre o ensino de língua inglesa no Ensino Médio Integrado. A análise visou identificar as perspectivas e os desafios existentes no ensino deste idioma, desde o surgimento do ensino da Língua Inglesa no Brasil como língua estrangeira, por meio de uma breve contextualização histórica do ensino de inglês no país, as mudanças e as reformas no sistema educacional brasileiro e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que, apesar da relevância deste idioma no mundo contemporâneo, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para a consolidação do ensino e da aprendizagem da Língua Inglesa no Brasil, passando por políticas públicas que oportunizem a aprendizagem na escola, a formação de professores e as metodologias adequadas, de maneira a contribuir para o processo educacional e para o desenvolvimento crítico do discente.

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Biografia do Autor

Norma Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT-IFAC, Campus Rio Branco - Acre. Professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus Euclides da Cunha, Bahia, Brasil. E-mail:norma.araujo@ifba.edu.br.

José Júlio César do Nascimento Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Doutor em Educação na Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Líder do grupo de Pesquisa: Observatório da Formação de Professores em Institutos Federais. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ( ProfEpT) Pesquisa sobre a formação de professores e trabalho nos Institutos Federais na Amazônia Ocidental. E-mail: jose.araujo@ifac.edu.br

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Araújo, N., & Araújo, J. J. C. do N. (2022). ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO - A PRÁXIS DE UM IF . Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 451–473. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3147

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