MARACATU COMO FONTE DE ESTUDO DA CULTURA AFROCEARENSE: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA COM CRIANÇAS E DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

Autores

  • GERANILDE COSTA E SILVA Núcleo de Africanidade Cearence

Palavras-chave:

Pesquisa, Escola, Maracatu

Resumo

Este trabalho propõe publicizar uma experiência de pesquisa em que, fazendo uso de literatura de base africana e afrodescendente, busquei verificar até que ponto esse referencial literário contribuiria para que estudantes e docentes produzissem novos conceitos sobre o ser negro. Exponho, aqui, uma das vivências dessa pesquisa na qual utilizei imagens do Auto-do-Maracatu para conhecer que saberes estudantes e docentes tinham acerca dessa manifestação cultural cearense de origem africana. Trata-se de uma pesquisa ante/ pós facto onde, na fase ante facto (observação participante), diagnostiquei as visões quanto a questões raciais, práticas racistas e de cunho preconceituoso entre os/as alunos/as. Já as docentes revelaram dificuldades em diferenciar manifestações racistas de simples brincadeiras infantis e não souberam lidar com conflitos étnico-raciais. Na fase facto, as professoras aproximaram-se dessa literatura primeiramente por meio de imagens do Maracatu e admitiram desconhecerem tal manifestação cultural, reconhecendo suas fragilidades conceituais de formação e passaram a resistir em participar do momento das intervenções junto às crianças, temendo passar informações preconceituosas e erradas sobre os povos africanos e seus descendentes. Por outro lado, os/as alunos/as também evidenciaram desconhecer o Maracatu, mas mostraram-se interessados em aproximar-se desses conteúdos e buscaram questionar aquilo que não entendiam e participaram das atividades propostas. Por fim, na fase pós facto, foi possível verificar que o uso de imagens do Maracatu, enquanto literatura africana e afrodescendente, contribuiu para que os/as estudantes e docentes produzissem conceitos positivados sobre o ser negro.

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Biografia do Autor

GERANILDE COSTA E SILVA, Núcleo de Africanidade Cearence

Membro do Núcleo de Africanidade Cearence da UFC – NACE. 

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Publicado

2009-12-14

Como Citar

COSTA E SILVA, G. . (2009). MARACATU COMO FONTE DE ESTUDO DA CULTURA AFROCEARENSE: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA COM CRIANÇAS E DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA. Linguagens, Educação E Sociedade, (20), 118–135. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1496

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