ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

Autores

  • ADELAR APARECIDO SAMPAIO Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • CLAUS DIETER STOBÄUS Universidad Autónoma de Madrid

Palavras-chave:

Mal-estar docente, Licenciatura, Formação inicial

Resumo

O artigo apresenta um contexto de formação inicial docente entre os estágios do final da licenciatura e início da docência sobre aspectos de mal-estar, suas consequências e estratégias utilizadas na formação acadêmica e início da docência. Participaram do estudo, em 2012, sessenta e oito potenciais futuros professores de uma instituição privada do Estado do Paraná, e em 2013, cinco docentes iniciantes, fornecendo relatos por meio de questionários e entrevistas tratados com análise de conteúdo. Como resultados no período de formação na licenciatura, destacam-se os desafios pessoais e acadêmicos enfrentados, as situações adversas do contexto formativo e dificuldades em atuar com dupla função. No início da docência se acentuam as dificuldades em lidar com adversidades da escola, a desmotivação dos alunos ao aprendizado, carência da apoio pedagógico e clima relacional instável entre docentes. Sugere-se a contextualização da formação acadêmica e inicial com as demandas da escola, otimização da formação docente visando a prevenção de mal-estar e promoção do bem-estar docente, aprimoramento dos processos de interação entre instituições e sujeitos envolvidos no processo formativo na licenciatura e institucionalização de apoios a docentes iniciantes.

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Biografia do Autor

ADELAR APARECIDO SAMPAIO, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil. Professor na Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil. Membro dos Grupos de Pesquisa Mal-estar e Bemestar na Docência da PUCRS e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Física Escolar da Unioeste. 

CLAUS DIETER STOBÄUS, Universidad Autónoma de Madrid

Pós-doutor em Psicologia/Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Doutor em Ciências Humanas/ Educação, professor titular da Faculdade de Educação da PUCRS, Brasil. 

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

SAMPAIO, A. A. ., & STOBÄUS, C. D. . (2017). ELEMENTOS DE MAL-ESTAR DOCENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E INÍCIO DA DOCÊNCIA: POTENCIAIS FONTES, CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 240–263. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1229

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