NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA

Autores

  • JÚLIA DA SILVA RIGO Universidade Federal de Viçosa
  • HELOISA RAIMUNDA HERNECK Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7692

Palavras-chave:

Formação continuada, Necessidades formativas docentes, Cotidiano escolar

Resumo

Este artigo tem como foco os estudos sobre a formação e as práticas dos professores do ensino fundamental diante as questões do cotidiano escolar. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tinha como objetivo identificar o perfil dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental e as necessidades formativas para o melhor desempenho de sua função. Sabemos que várias propostas de capacitação são elaboradas, porém, geralmente, não partem das necessidades reais dos professores. Nesse sentindo, é importante que no desenvolvimento organizacional e curricular o professor seja reconhecido como produtor de conhecimento. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico autores como: Alves (2001), Carvalho (2011), Ferraço (2008), entre outros. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira contou com a aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil dos docentes e sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem; na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, com a finalidade de aproximar de seu cotidiano e de aprofundar as temáticas do questionário. A partir das investigações, destacamos que ter conhecimento das necessidades formativas dos docentes é de extrema importância para o planejamento de políticas de formação de professores, para que esses cursos de formação sejam capazes de produzir sentidos sobre a compreensão do cotidiano escolar, possibilitando, assim, a ampliação nas discussões sobre a docência que inspira repensar questões sobre o processo de ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

JÚLIA DA SILVA RIGO, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

HELOISA RAIMUNDA HERNECK, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. 

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

DA SILVA RIGO, J. ., & HERNECK, H. R. . (2018). NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 30–50. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7692

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