DA TEORIA À PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE PROJETOS INTERVENTIVOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, CPCE/UFPI
DOI:
https://doi.org/10.26694/1517-6258.353Palavras-chave:
PROJETOS INTERVENTIVOS, EDUCAÇÃO DO CAMPOResumo
O presente relato tem por objetivo divulgar as experiências da implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) na Escola Municipal Waldomiro Cavalcante de Oliveira, comunidade Lagoa Grande, município de Cristino Casto e uma oficina de defensivos naturais na Unidade Escolar Dra. Estelita Guerra de Macêdo, Comunidade Baio, município de Curimatá. As atividades foram realizadas no âmbito da disciplina de Agroecologia e Desenvolvimento Rural. As atividades despertaram nos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo grande interesse em multiplicar o que foi aprendido em sala de aula, no tempo universidade, assim permitindo que as informações agroecológicas chegassem as comunidades, escolas e as famílias que não tem o conhecimento desse modo de produção SAF e para aqueles que já possuem hortas individual ou em mandala e pretendem produzir de um modo sustentável.
Diante dos diagnósticos, trabalhos e estágios e como forma dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo fazer uma devolutiva para as comunidades, se fez necessário fortalecer as formas de existência e resistência das comunidades rurais, associando as técnicas já desenvolvidas pelos camponeses com os conhecimentos científicos adquiridos no curso, ou seja, o saber popular associado o saber científico.
Os projetos interventivos têm como finalidade fazer com que as famílias e a escola interajam entre si, dando visibilidade a sua vivência através da produção e organização, melhorando suas plantações sem o uso de defensivos químicos, valorizando seus próprios recursos naturais e implantando um sistema agroflorestal além de melhorar a qualidade na alimentação da comunidade e da escola. Tendo em vista a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar, visando melhorar a renda através de produtos saudáveis e sem agrotóxicos. As experiências envolveram discentes do sexto e sétimo período da LEdoC. (Licenciatura em Educação do Campo).
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
FILHO, Cleyton. Cartilha de receitas alternativas para prevenção e controle de pragas e doenças na agricultura. Disponível em <http://otca.info/gef/uploads/documento/6b09f-CARTILHA-40.pdf>. Acesso em 04 out. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.