O integracionismo sul-americano: considerações críticas à luz da teoria da dependência
Keywords:
Integralismo, América do Sul, DependênciaAbstract
O presente artigo procura estabelecer uma articulação entre pressupostos da Teoria da Dependência e o debate acerca da proposta e esforços de integração entre os Estados da América do Sul. Considerou-se, para efeito de discussão, a relevância da mencionada teoria para a compreensão acerca das possibilidades e limites sócio-históricos e políticos - imanentes à região - para a constituição de um bloco regional capaz de equacionar suas tensões e problemas internos para, com isso, apresentar-se como candidato confiável e altivo à participação na ordem sócio-econômica globalizada.
References
BIELSCHOWSKY, R. (Org.). Cinquenta anos de pensamento na Cepal. Rio de Janeiro: Record, 2000. 2 v.
CARDOSO, F. H. O presidente segundo o sociólogo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
CARDOSO, F. H. Xadrez internacional e social-democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010
CARDOSO, F. H.; FALLETO, E. Dependência e subdesenvolvimento na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
DONGHI, Tulio Halperin. Dois séculos de reflexões sul-americanas sobre a lacuna de desenvolvimento entre os Estados Unidos e a América Latina. In: FUKUYAMA, F. (Ed.). Ficando para trás. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. p. 25-64.
FUKUYAMA, F. (Ed.). Ficando para trás. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
LANDES, David. Quase toda a diferença está na cultura. In: HARRISSON, L.; HUNTINGTON, S. (Org.). A cultura importa. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 39-52.
LEME, A. A. S. P. A declaração de Iguaçu (1985): a nova cooperação argentino-brasileira. 2006. 195 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
MONTANER, C. A. Cultura e comportamento das elites na América Latina. In: HARRISSON, L.; HUNTINGTON, S. (Org.). A cultura importa. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 56
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.