CARTOGRAFIA ESCOLAR, LÚDICA E INCLUSIVA: CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS

Autores

  • HELENA VANESSA MARIA DA SILVA Universidade Federal do Ceará - UFC
  • CARLA VALÉRIA CAVALCANTE DE SOUSA Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • BRUNA LUCIANA DA SILVA Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Cartografia, Materiais didáticos, Reciclagem

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar a importância da construção de materiais didáticos a partir de resíduos sólidos recicláveis para uma cartografia escolar, lúdica e inclusiva. Buscou-se a partir de uma atividade prática da disciplina de Cartografia entender a percepção de professores cursistas/discentes do 2º período do Curso de Licenciatura em Geografia a respeito da confecção de materiais didáticos para o ensino de cartografia. A metodologia foi dividida em: a) pesquisa bibliográfica; b) “atividade prática de construção e exposição de materiais didáticos a partir de resíduos sólidos recicláveis para uma cartografia escolar, lúdica e inclusiva”; c) preparação, aplicação de questionários e análises das respostas. Foram construídos quatro (04) materiais didáticos, a saber: i. Globo Terrestre; ii. Mapa Tátil - Biomas do Brasil; iii. Mapa Tátil - Unidades geológicas do município de Castelo do Piauí; e iv. Projeções Cartográficas. A partir do conhecimento adquirido e socializado em aula, os discentes elaboraram um plano de atividade para cada proposta, contendo: tema; conteúdo; objetivos e materiais necessários para confecção. Ainda ocorreu aplicação de questionários à cinco (05) professores cursistas/discentes e exposição dos materiais construídos em uma escola do município de Castelo do Piauí. A culminância das atividades e a análise dos questionários revelaram uma variedade de percepções em relação aos materiais didáticos confeccionados, refletindo a diversidade de experiências dos professores cursistas/discentes. Conclui-se, que apesar dos desafios, abordagens nesse viés são promissoras e tem potencial para democratizar o ensino e acesso ao conhecimento geográfico, permitindo que mais pessoas possam se envolver e se beneficiar da cartografia.

Biografia do Autor

HELENA VANESSA MARIA DA SILVA, Universidade Federal do Ceará - UFC

rofessora do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPgGEO/Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio: 2018/2020). Possui Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2013-2017), Campus Clóvis Moura (Teresina-PI). Membro do Laboratório de Geomorfologia Ambiental, Costeira e Continental - (LAGECO/UFC) e Pesquisadora do Grupo Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação (GEOCON/UFPI). Atua na área de Geografia Física com ênfase em estudos geoambientais, em temáticas como geodiversidade, geopatrimônio, geoconservação, geoturismo, geoeducação e análise da paisagem. 

CARLA VALÉRIA CAVALCANTE DE SOUSA, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduanda em Geografia pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Universidade Federal do Piauí- UFPI.

BRUNA LUCIANA DA SILVA, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduanda em Geografia pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 2. ed. – São Paulo: Contexto, 2003.

______. Cartografia escolar. – 2 ed. – São Paulo: Contexto, 2010.

______. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. – São Paulo: Contexto, 2011.

BARBOSA, Tatiana Pereira; RODRIGUES, Emanuel de Carvalho; BARBOSA, Maria Polyana Pereira; ALBUQUERQUE, Mônica Cardoso Farias; SARAIVA, Luiz Arthur Pereira. Ensino de geografia e a importância do lúdico dentro da cartografia. In: VII Encontro de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2006. Acesso em: 19 out. 2018. Online. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/geografia

CALLAI, Helena Copetti. A geografia escolar e os conteúdos da geografia. In: A formação do profissional de Geografia: o professor. Coleção Ciências Sociais. Ijuí: Unijuí. 2013.

CARMO, Waldirene Ribeiro. Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2009.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas: v. 7, n. 13, p. 207-232, jan./jun., 2017

CUNHA, Luana Pereira da; MARTINS, Tatiana de Brito; SILVA, Lília Letícia Ferreira da; MARINHO, Ana Ivanele. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campina Grande, PB, v.4, n.04, p.81-98. 2020.

FREITAG, Isabela Hrecek; SILVA, Andressa da Costa Manholer; TOMASELLI, Maria Vitória Ferro; BARBOSA, Carmem Patrícia. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, v 21, n 02, p. 20-31, 2017.

LIMA, A. P. L. TEIXEIRA, T. P. B. SOUZA, A. S. Cartografia escolar: Análise sobre as dificuldades da cartografia, apresentada pelos alunos de licenciatura de Geografia do PARFOR – UEPA, Salvaterra, Pará. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS. Vitória, ES, 10/16 de agosto, 2014

LOCH, Ruth Emilia Nogueira. Cartografía Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p. 35 - 58, 2008.

MEDEIROS, Ronise Venturini; PEREIRA, Josefa Lídia Costa. Cartografia tátil e deficiência visual: um olhar na perspectiva da educação escolar inclusiva. Revista Educação Especial, vol. 32, pp. 1-16, 2019.

MOURA, Nilce. Resíduos sólidos recicláveis e seu potencial pedagógico na educação ambiental do centro de convivência integral da criança e do adolescente. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Paraná, 2023.

PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. – 1. ed. – São Paulo: Cortez, 2012.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

RIBEIRO, Luis Távora Furtado; MARQUES, Marcelo Santos. Ensino de história e geografia. Fortaleza: Brasil Tropical, 2001.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Edição

Seção

Artigos - Geografia