As políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: tipologias e implicações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.2993

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica; Políticas Públicas de Estado; Políticas Públicas de Governo; Políticas Compensatórias; Políticas Mercadológicas.

Resumen

Esse estudo analisa as políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, de modo especial a partir da década de 1990 e busca caracterizar o processo de mescla entre políticas de interesse social e de interesse mercadológico. O estudo, de caráter bibliográfico e documental, parte do conceito de políticas públicas, que podem ser de estado e de governo. A seguir, considera as políticas públicas quanto à sua finalidade, caracterizando-as como sociais, com finalidades compensatórias, regulatórias e mercadológicas. Por fim, descreve o avanço das demandas do mercado de trabalho sobre as políticas públicas para a EPT, em especial a partir da influência das ideias neoliberais. O estudo conclui que o avanço da influência neoliberal sobre as políticas públicas para a EPT faz recrudescer as políticas do tipo social e ampliar o direcionamento dos processos formativos para atender as demandas do mercado de trabalho.

Biografía del autor/a

Maria Carlete Neto de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre. Coordenadora Pedagógica do Senac/AC.

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Desenvolve estudos na área de Fundamentos da Educação e trabalha com os temas  como formação humana, pedagogia escolar e não escolar, modernidade, pós-modernidade.

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Publicado

2022-09-30

Cómo citar

NETO DE OLIVEIRA, Maria Carlete; LOPES DE LIMA, João Francisco. As políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: tipologias e implicações. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i2.2993. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2993. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos