As políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: tipologias e implicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.2993

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; Políticas Públicas de Estado; Políticas Públicas de Governo; Políticas Compensatórias; Políticas Mercadológicas.

Resumo

Esse estudo analisa as políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, de modo especial a partir da década de 1990 e busca caracterizar o processo de mescla entre políticas de interesse social e de interesse mercadológico. O estudo, de caráter bibliográfico e documental, parte do conceito de políticas públicas, que podem ser de estado e de governo. A seguir, considera as políticas públicas quanto à sua finalidade, caracterizando-as como sociais, com finalidades compensatórias, regulatórias e mercadológicas. Por fim, descreve o avanço das demandas do mercado de trabalho sobre as políticas públicas para a EPT, em especial a partir da influência das ideias neoliberais. O estudo conclui que o avanço da influência neoliberal sobre as políticas públicas para a EPT faz recrudescer as políticas do tipo social e ampliar o direcionamento dos processos formativos para atender as demandas do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Maria Carlete Neto de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre. Coordenadora Pedagógica do Senac/AC.

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Desenvolve estudos na área de Fundamentos da Educação e trabalha com os temas  como formação humana, pedagogia escolar e não escolar, modernidade, pós-modernidade.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

NETO DE OLIVEIRA, Maria Carlete; LOPES DE LIMA, João Francisco. As políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: tipologias e implicações. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i2.2993. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2993. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos