As políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: tipologias e implicações
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.2993Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica; Políticas Públicas de Estado; Políticas Públicas de Governo; Políticas Compensatórias; Políticas Mercadológicas.Resumo
Esse estudo analisa as políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, de modo especial a partir da década de 1990 e busca caracterizar o processo de mescla entre políticas de interesse social e de interesse mercadológico. O estudo, de caráter bibliográfico e documental, parte do conceito de políticas públicas, que podem ser de estado e de governo. A seguir, considera as políticas públicas quanto à sua finalidade, caracterizando-as como sociais, com finalidades compensatórias, regulatórias e mercadológicas. Por fim, descreve o avanço das demandas do mercado de trabalho sobre as políticas públicas para a EPT, em especial a partir da influência das ideias neoliberais. O estudo conclui que o avanço da influência neoliberal sobre as políticas públicas para a EPT faz recrudescer as políticas do tipo social e ampliar o direcionamento dos processos formativos para atender as demandas do mercado de trabalho.
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