A direita nas eleições presidenciais de 2022
análise do fluxo informativo através de URLS e RTS no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v12i2.6004Palabras clave:
Fluxo de informação, Direita online, Twitter, EleiçõesResumen
Este paper pretende discutir a distribuição de informação regida por perfis de direita no ambiente digital. Diante do crescente aumento de políticos e cidadãos ativistas de direita que produzem e compartilham informações por meio das mídias sociais, o estudo tem como ponto de partida o fato de que esses atores têm se organizado majoritariamente por plataformas online, sendo estas um canal importante da sua forma de organização. Ademais, as mídias sociais têm sido usadas como um espaço desintermediado para falar aos cidadãos. Assim, para a análise, tem-se como objeto os URLs e RTs compartilhados por 10 contas de representantes da direita no Twitter, enquadrados como: i) ativistas, ii) políticos e iii) páginas impessoais de ativismo de direita, durante o período eleitoral de 2022. Ao todo, foram codificados manualmente, a partir da Análise de Conteúdo, 1.429 tweets do total de 3.590 publicados pelos perfis no período. Após essa categorização, realizou-se uma investigação com o objetivo de analisar a conexão entre os autores originais das páginas e a presença de retweets e tweets que incluíam links. Para tanto, foram utilizados um teste qui-quadrado, apropriado para variáveis categóricas, e o teste V de Cramer, visando a compreender a relação entre as variáveis em análise. Os dados indicam que há diferença na intensidade do uso de links e novas vozes tomam forma na propagação dos conteúdos da direita online, compartilhando principalmente informações advindas do próprio Twitter por páginas de políticos de direita.