COPIANDO O INIMIGO

COMO O JANONISMO CULTURAL REPLICOU AS ESTRATÉGIAS DA EXTREMA-DIREITA PARA FAZER A CAMPANHA DE LULA

Autores

  • Helga de Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Maria Alice Silveira Ferreira Unimontes
  • Mário Sérgio Araújo Dias Universidade Federal do `Piauí (UFPI)
  • Raimundo Cardoso de Brito Filho Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6787

Palavras-chave:

André Janones], mídias sociais, extrema direita

Resumo

O artigo analisa a atuação digital do deputado federal André Janones nas eleições presidenciais de 2022, com foco na campanha informal e coordenada em apoio a Luiz Inácio Lula da Silva. A hipótese inicial é de que Janones apropriou-se das estratégias discursivas da extrema direita, em especial do bolsonarismo, para construir um ecossistema de comunicação digital eficaz, emocionalmente mobilizador e centrado no Telegram. A investigação articula métodos computacionais (análise de sentimentos e modelagem de tópicos) com uma análise qualitativa ancorada nas cinco funções metalinguísticas do populismo digital delineadas por Letícia Cesarino (2020): fronteira amigo-inimigo, equivalência líder-povo, mobilização permanente por ameaça e crise, espelhamento do inimigo e canal midiático exclusivo. Os resultados evidenciam que Janones operou como uma “vanguarda digital”, promovendo narrativas polarizadoras, instruções estratégicas para seus seguidores e conteúdos de forte apelo emocional. O Telegram emerge como centro de comando da campanha, de onde partiam orientações para atuação coordenada em outras plataformas. A comunicação de Janones combinou apelos afetivos, linguagem memética e estratégias de astroturfing para disputar a hegemonia digital. O estudo conclui que o “janonismo cultural” esteve marcado pela apropriação das táticas da extrema direita como forma de enfrentamento na arena digital.

Biografia do Autor

Helga de Almeida, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Professora adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí e do Programa de Pós-Graduação em Política, Cultura e Ambiente da Univasf. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Observatório de Conflitos Online (OBSERVA) e Coordenadora do Politik - Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política (Univasf).

Maria Alice Silveira Ferreira, Unimontes

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais com doutorado sanduíche pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013-2015). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros-MG (2006). Possui especialização em Produção em Mídias Digitais pelo IEC PUC-Minas (2012). Atualmente é professora do departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros e pesquisadora do Centro de Pesquisas em Política e Internet (CePPI-UFMG).

Mário Sérgio Araújo Dias, Universidade Federal do `Piauí (UFPI)

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), membro do Observa: Observatório de Conflitos na Internet e pesquisador do grupo de pesquisa "Politik - Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política - UNIVASF)".

Raimundo Cardoso de Brito Filho, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutora em Ciência Política pela UFMG. Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Política e Internet (CePPI) e do Observatório de Conflitos Online (OBSERVA).

Downloads

Publicado

01-09-2024

Como Citar

DE ALMEIDA, Helga; FERREIRA, Maria Alice Silveira; ARAÚJO DIAS, Mário Sérgio; CARDOSO DE BRITO FILHO, Raimundo. COPIANDO O INIMIGO: COMO O JANONISMO CULTURAL REPLICOU AS ESTRATÉGIAS DA EXTREMA-DIREITA PARA FAZER A CAMPANHA DE LULA. Conexão Política, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 288–317, 2024. DOI: 10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6787. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/6787. Acesso em: 31 maio. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)