Comunicação governamental em saúde pública municipal no Instagram

Autores

  • Lucas Braga da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Keliane Morais Silva Santos Vale Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Mônica Aparecida da Rocha Silva Universidade de Brasília (UnB)
  • Lia de Azevedo Almeida Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v12i2.6003

Palavras-chave:

Comunicação Governamental, Covid-19, Intagram, Redes Sociais

Resumo

Considerando a comunicação governamental como um recurso para compartilhar conteúdos e informações sobre saúde pública, este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação governamental de uma prefeitura de uma capital na região Norte do Brasil para se comunicar com os cidadãos no Instagram durante uma crise sanitária. O corpus compreende análise documental de 939 publicações dos perfis @cidadedepalmas da Prefeitura de Palmas e @semuspalmas da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, capital do Estado do Tocantins. A análise é baseada no modelo teórico construído por Hyland-Wood et al. (2021) para avaliar as estratégias de comunicação governamental eficaz. Por meio das análises, verificou-se que as estratégias de comunicação estão mais próximas de práticas eficazes. Contudo, apenas a credibilidade e os níveis de alfabetização em saúde e matemática apresentaram situações pontuais ineficazes, o que requer atenção por parte do poder público. Isso demonstra que, apesar desse cenário, as estratégias de comunicação estão mais próximas de práticas eficazes, uma vez que é notável o atendimento da maioria dos critérios analisados.

Downloads

Publicado

2024-07-28